Jornal metropolitano de Maringá

20181027

Parque do Ingá retoma passeios de trenzinho



O Parque do Ingá, cartão postal verde da cidade, completa 47 anos e retoma passeios de Trenzinho, uma referência importante na história da reserva florestal.

O trenzinho voltará a rodar pelas ruelas estreitas do Parque do Ingá. A novidade foi anunciada pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria do meio Ambiente e Bem Estar Animal, no dia em que o parque comemorou 47 anos.  O trenzinho, sobrevivente na memória de muita gente como uma referência de domingo, foi apresentado oficialmente no dia 17 do corrente. 

O retorno do trenzinho foi viabilizado com a parceria entre o Provopar e a iniciativa privada. O secretário de Meio Ambiente, Ederley Alkamin, explica que o trenzinho vai rodar por três meses em caráter experimental. “Vamos avaliar a receptividade do serviço e corrigir eventuais falhas. Após esse período, em se confirmando a expectativa de sucesso, vamos licitar a operação do trenzinho”, afirma.

O gerente de Áreas de Preservação Ambiental, Adeilson Renato da Silva, acrescenta que a atração terá objetivos sociais e inclusivos. “Vamos oportunizar as pessoas com dificuldades de locomoção um meio de transporte para conhecer o parque e suas belezas”, afirma. 

A expectativa é ampliar ainda mais o número de visitantes, estimado em 50 mil/mês com estímulo às entidades e escolas para agendar uso do trenzinho. “Vamos organizar grupos para fazer trilhas interpretativas monitoradas como atração adicional e conscientização sobre a preservação da área, cartão postal da cidade”, afirma Adeilson da Silva.

Urbanizado na década de 1970, o Parque do Ingá é uma reserva de floresta natural com cerca de 47 hectares. Entre os atrativos, além da rica e diversificada fauna e flora, o parque apresenta aos visitantes a gruta de Nossa Senhora Aparecida, jardim japonês inaugurado pelo príncipe do Japão, Akihito, em 1978, e a Maria Fumaça, locomotiva que inaugurou a estação rodoviária de Maringá em 1954.

A locomotiva está em fase final de restauração e em processo de tombamento como patrimônio histórico. Foi deslocada da estação ferroviária existente onde hoje está em construção o terminal intermodal numa complicada operação logística que exigiu a instalação de trilhos no trajeto. No entorno do parque será instalada pista emborrachada e novo projeto paisagístico. 
O trenzinho funcionará quintas e sextas das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h, sábados e domingos das 8h30 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O agendamento deverá ser realizado pelo e-mail parquedoinga@maringa.pr.gov.br. O trajeto total terá duração aproximada de 15 minutos.
Fonte\Foto: Ass. Com. Maringá.