Jornal metropolitano de Maringá

20150206

MPF detalha atuação de novos operadores investigados na Lava Jato

O Ministério Público Federal (MPF) detalhou, nos Pedidos that embasaram uma fase nova da Operação Lava Jato, deflagrada Ontem (5), a Atuação de Novos Operadores fazer Esquema de cobrança de propina na Petrobras. Entre Os Novos investigados estao Representantes de Empresas e hum Funcionário aposentado da Petrobras. Todos were Alvo de Mandatos de busca e apreensão.



A Nova Etapa da Investigação Teve Início A PARTIR fazer a Acordo de delação Premiada fazer ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco. Em depoimento, Barusco Disse Que o estaleiro Keppel Fels pagou US $ 14 Milhões em propina, Dois Quais US $ 12 Milhões were repassado Ao ex-diretos de Serviços da Petrobras, Renato Duque.
Segundo o MPF, Zwi Zcorniky, Representante do Estaleiro Keppel Fels e da Floatec, pagou propina a Barusco Entre 2003 a 2013 depositada na Conta do Banco Delta, na Suíça. De a Acordo com como Investigações, o Representante do Estaleiro transferiu Valores Ao PT POR Meio do tesoureiro do partido João Vaccari Neto. No depoimento de delação, Barusco Disse Que a Keppel Fels pagou US $ 14 Milhões em propina, dos Quais US $ 12 Milhões were repassados ​​Ao ex-Diretor de Serviços da Petrobras, Renato Duque.
No depoimento de delação Premiada, afirmou Barusco Que havia um "Encontro de Contas! Entre ELE e Os Representantes das Empresas. He cita Encontros com o investigado Mario Frederico Mendonça Góes, nos Quais entregues ERAM "mochilas com Grandes Valores de propina, em especie de" que variavam Entre R $ 300 a R $ 400 mil. No local, era um Feita Cada Contrato Conferência de, contabilizado como Propinas Pagas.
De a Acordo com a Investigação, César Roberto Santos Oliveira, dono da GDK, pagou US $ 200 mil a Barusco, depositados no Banco Lombard Odier.
Atan de Azevedo Barbosa, Empregado aposentado da Petrobras, de e acusado de favorecer a IESA Óleo e Gás. Entre 2008 e 2013, recebeu Barusco Pagamentos de propina Mensais de US $ 29 mil Pelos Contratos assinados Entre IESA e Petrobras.
Depoimentos NOS, TAMBÉM OS aparecem nomos de Guilherme Esteves de Jesus (acusado de Ser o Operador do Estaleiro Jurong); Milton Pascovich (Engevix); Shinko Nakadakari (Galvão Engenharia); Luiz Eduardo Campos da Silva (Alusa, Rolls Royce SBM) e Augusto Amorim Costa (Queiroz Galvão).
Ontem (5), cerca de 200 Agentes Federais e Servidores da Receita Federal cumpriram 62 Mandatos Judiciais em São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Bahia. Ao todo, were 18 Mandatos de Condução coercitiva, um preventiva de Prisão, Três de Prisão Temporária e 40 de busca e apreensão.
Em nota o local do PT, Vaccari Neto Disse Que Todos Os questionamentos dos delegados were respondidos. He foi levado Pela PF Pará Prestar depoimento AOS Investigadores, em São Paulo.
"Todas As Perguntas Feitas Pelos delegados were esclarecidas. Respondi uma Tudo com Transparência, lisura e total de Tranquilidade "declarou.
Sobre o depoimento de Barusco, a Assessoria de Imprensa do PT divulgou nota oficial em that that reitera o partido recebe APENAS Doações Legais declaradas à Justiça Eleitoral. "As Novas declarações de hum ex-gerente da Petrobras seguem a MESMA Linha de Otras Feitas em Processos de delação Premiada, Que Tem Como diretor Característica uma Tentativa de Envolver o partido em acusações, Mas Não apresentam Provas UO Sequer indícios de irregularidades e, portanto , Não merecem Crédito. Acusadores OS Serao Obrigados a responder na Justiça Pelas mentiras proferidas contra o PT ", Diz a nota.
Fonte: Abr