Jornal metropolitano de Maringá

20150203

Atividade Física – A importância do alongamento antes e após os exercícios

Foto: ATI - Ingá

Respondendo a inúmeros e-mails a respeito dos cuidados com o alongamento antes ou após a atividade física, o REGIONAL, traz mais uma série de reportagens com dicas essenciais para a saúde. Abrindo a série à IMPACTO VITAL, uma das mais conceituadas academia de Maringá, traz dicas importantes para evitar aborrecimentos e contusões indesejáveis.



Segundo Davidson Branco Dos Santos, gerente da academia, o alongamento antes e após os exercícios também é fundamental para uma saúde equilibrada...
E apesar do corpo e alma agradecerem dias tão lindos de verão para estar ao ar livre fazer exercícios nas ATIs da cidade, sua musculatura é que sofre se você não alongar antes e após os exercícios. “Nossos músculos tendem a encurtar- músculo encurtado é músculo fraco- ou seja, diminuir de tamanho, quando ficamos muito tempo parados ou costumam ficar enrijecidos quando fazemos uma atividade física muito desgastante. O alongamento nada mais é do que um conjunto de exercícios que têm por função devolver aos músculos o seu tamanho natural ou relaxar a musculatura após uma atividade física”.
Deste modo, alongar-se é extremamente importante antes e depois de qualquer atividade física, trazendo inúmeros benefícios à saúde e até mesmo ao desempenho no exercício.
Antes do exercício físico, o alongamento serve, principalmente, como um fator de prevenção contra lesões musculares durante a atividade, é uma forma de preparar o corpo para se exercitar, deixando-o mais flexível e ampliando seus movimentos. Depois do exercício, sua função é relaxar a musculatura, evitando as dores posteriores à atividade.
Vale lembrar que, o alongamento deve ser realizado de maneira que não lhe cause um “desconforto” durante ou após realizá-lo.
Qualquer pessoa pode realizar alongamentos, independente da idade ou condicionamento físico. Deve se respeitar a individualidade de cada pessoa, ou seja, trabalhar o alongamento de acordo com o nível da pessoa. Atletas de alto rendimento podem realizam alongamentos rigorosos, de acordo com a modalidade.
O alongamento é uma atividade simples de ser realizada, pode ser feito em qualquer lugar, qualquer hora e não tem nenhum custo.
É importante o auxílio de um profissional para ensinar e ajudar na execução dos exercícios, quando se está começando a alongar. Depois que você já souber passo a passo cada exercício, estes poderão ser realizados em casa mesmo. Mas cuidado, qualquer alteração na intensidade deve ser orientada.

Alguns benefícios que o alongamento proporciona são:
Reduz o risco de lesões musculares ou entorses articulares (torcicolos, câimbras, etc.).
Reduz as tensões musculares, relaxando a musculatura.
Aumento da flexibilidade e amplitude dos movimentos, melhorando o desempenho esportivo.
Torna mais fáceis algumas atividades físicas desgastantes, como corrida, natação, etc., preparando a musculatura para o exercício.
Reduz o encurtamento muscular.
Melhora a circulação sanguínea, prevenindo contra problemas articulares nos braços, pernas ou costas.
Melhora a coordenação motora.
Previne contra problemas posturais.
Auxilia no relaxamento mental, diminuindo o estresse.
Contribui para a cicatrização óssea, em casos de fratura.
Desenvolve a consciência corporal, à medida que a pessoa concentra-se na parte que está sendo alongada.
Reduz as cólicas menstruais, nas mulheres.
Então, não relaxe na sua atividade física, alongar-se antes e após os exercícios é fundamental. E veja como ficará mais bem disposto para enfrentar o seu dia-a-dia. Na próxima reportagem da série mais dicas para uma vida mais saudável.
Consulte sempre um profissional capacitado e bons treinos!