Jornal metropolitano de Maringá

20150429

Policiais e professores em greve entram em confronto em Curitiba

Professores da rede estadual de ensino do Paraná, em greve desde 27 do corrente, e policiais militares entraram em confronto na madrugada de ontem (28) nas proximidades da Assembléia Legislativa do estado, onde será votado hoje (29) o projeto de lei que altera a previdência dos servidores estaduais.


Estão parados professores dos ensinos fundamental, médio e superior.
O confronto; por volta das 11h, eles tentaram chegar ao prédio com um caminhão de som. Entretanto, a polícia Militar traçou um perímetro de segurança em torno da Assembléia e a entrada do caminhão foi impedida.
Segundo o sindicato dos professores, quando o caminhão tentou furar o bloqueio, começou a confusão. “Nesse momento, a polícia jogou bombas de gás, e fez uso de spray de pimenta e balas de borracha. Os professores não reagiram”,disse Luiz Fernando Rodrigues, da direção do sindicato.
Em seguida, os policiais recuaram o bloqueio e permitiram a entrada do caminhão de som até a rua em frente a Assembléia. A PM pedia a retirada do caminhão do perímetro, mas os professores tentaram impedir. De acordo com Rodrigues, o caminhão de som é importante para organizar os manifestantes.
Por meio de nota, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná informou que estava cumprindo uma ordem do Tribunal de Justiça do Paraná concedida á Assembléia Legislativa em que garante o livre exercício dos poderes constituídos pela legislação. A corporação acrescentou que “vai agir com devido respeito aos professores, em consonância com o livre direito constitucional de manifestação, mas com o devido rigor com qualquer pessoa que venha a danificar o patrimônio público e privado”.
Os professores permanecem em frente à Assembléia e não houve novos conflitos. Eles entraram em greve devido ao projeto encaminhado palo executivo que altera a previdência estadual.
“Os servidores são contra o projeto, porque acham que isso vai reduzir suas aposentadorias” disse Rodrigues. A votação esta agendada para hoje (29), e para tentar impedir pela segunda vez, vários ônibus de diversas regiões do estado estão chegando a capital para participar da manifestação prevista para hoje. O governo do estado também esta deslocando policiais para o interior dos estado para garantir a ordem.
O Secretário da Casa Civil, Eduardo Sciarra, disse em nota que o projeto proposto pelo governo é a melhor opção para a previdência estadual. “ A medida é totalmente adequada e não trará nenhum prejuízo aos servidores públicos”, garantiu. Segundo o governo, a expectativa é economizar R$1,5 bilhão anuamente.
No início do ano, os profissionais da rede estadual de ensino ficaram em greve por 29 dias, devido a um projeto também do governo estadual. Na época, eles chegaram a invadir o plenário da Assembléia Legislativa.
Fonte: ABR – Foto: APP sindicato