Jornal metropolitano de Maringá

20150427

Estado e Ministério das Cidades garantem continuidade de obras nos municípios


Mais de 100 prefeitos paranaenses participaram da 4ª Assembléia Geral da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel, nesta sexta-feira (24). Cascavel, 24/04/2015


Mais de 100 prefeitos paranaenses participaram da 4ª Assembléia Geral da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel, nesta sexta-feira (24). O encontro contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, do secretário da Casa Civil, Eduardo Sciarra, dos presidentes da Sanepar, Mounir Chaowiche, e da Cohapar, Abelardo Lupion, e de diretores da Fomento Paraná, instituição financeira de desenvolvimento do Governo do Estado. 
Cada prefeito apresentou projetos nas áreas de mobilidade urbana, infraestrutura, saneamento básico e habitação, que precisam de recursos que variam de R$ 500 mil a R$ 25 milhões. A grande maioria dos municípios solicita recursos para obras de pavimentação asfáltica ou de revitalização de vias públicas. Tudo será avaliado pelos técnicos do Ministério das Cidades para futuros investimentos. 

O secretário Eduardo Sciarra abriu os trabalhos destacando a importância da parceria e do atendimento compartilhado para auxiliar os municípios paranaenses. “Esta é uma oportunidade de darmos continuidade às negociações do Governo do Estado com o Ministério das Cidades para obtermos recursos.” 

O ministro Kassab destacou que discutir as políticas públicas é uma forma de atenuar os transtornos financeiros que afligem os municípios. “Queremos que o Ministério das Cidades seja a porta de entrada dos municípios e dos estados no governo federal”, afirmou Kassab. "O ajuste fiscal é necessário para reequilibrar a economia, mas será passageiro e teremos resultados positivos rapidamente ", afirmou Kassab. 

Ele explicou que, mesmo que o fluxo de recursos diminua, obras de longo prazo como saneamento e mobilidade não sofrerão grandes impactos. 

O presidente da Amop, Amarildo Rigolin, prefeito de Santa Tereza do Oeste, falou em nome dos representantes dos municípios. “Nós, prefeitos da região Oeste, estamos orgulhosos diante da iniciativa do ministro ema tender individualmente os pleitos dos prefeitos”, disse 

Rigolin. 

A ida do ministro Kassab para Cascavel foi articulada pelo deputado federal Evandro Roman em parceria com o secretário Eduardo Sciarra. 
Fonte: ANPr    - Foto: Divulgação AMOP