Jornal metropolitano de Maringá

20150302

Parques eólicos da Copel iniciam operação comercial no Nordeste

A Copel iniciou na quinta-feira (26) a operação comercial de seus primeiros parques eólicos no Rio Grande do Norte. Com 94 MW (megawatts), o Complexo São Bento consiste de 47 aero geradores instalados em quatro parques, e é o primeiro de uma série de cinco complexos a serem construídos naquele Estado até 2019. 



Quando estiverem prontos, os novos parques eólicos somarão 662,5 MW de energia instalada ao parque gerador da Copel, que atualmente conta com 5.455 MW entre usinas próprias e participações. “Em um momento crítico para o setor elétrico nacional, a Copel faz a sua parte para ampliar a oferta de energia, priorizando a geração a partir de fontes limpas e renováveis”, afirma o presidente da Copel, Luiz Fernando Leone Vianna. 

Segundo Vianna, a busca de oportunidades para investimento no setor elétrico, dentro e fora do Paraná, é importante para evitar a redução do parque gerador da Copel, e também para trazer receitas para o Estado. “O retorno destes investimentos é repassado em forma de dividendos para o Governo do Estado, acionista majoritário da Copel, e aplicado em saúde, segurança, educação e outras políticas públicas”. 

R$ 3 BILHÕES - Por meio da Copel Renováveis S/A, criada em 2013, a Companhia administra a instalação de 32 parques eólicos no Nordeste. Os complexos absorverão quase R$ 3 bilhões em investimentos nos próximos quatro anos. “Será energia suficiente para abastecer 2 milhões de residências, e um reforço significativo para a oferta energética brasileira”, disse o diretor-presidente da Copel Renováveis, Ricardo Dosso. 

Quatro dos cinco complexos contam com capital 100% da Copel. O Complexo São Miguel do Gostoso é administrado em parceria com a Voltalia, que possui 51% do empreendimento. A estimativa é que mais dois complexos – Brisa Potiguar (183,6 MW) e São Miguel do Gostoso (108 MW) – fiquem prontos nos próximos dois meses, somando 385,6 MW instalada em 2015, o que equivale a 18% dos 4 GW (gigawatts) previstos para entrada em operação no Brasil este ano no segmento eólico. 
 
O maior dos complexos em implantação é o Brisa Potiguar. Ele conta com sete parques e capacidade total de 183,6 MW, distribuídos por 68 aerogeradores de 2,7 MW cada. As torres chegam a 89 metros de altura, com um diâmetro de rotor de 122 metros. 

A Copel foi pioneira no estudo da exploração da energia dos ventos para gerar eletricidade no Brasil. Em 1999 inaugurou os primeiros aerogeradores do Sul do país, na cidade paranaense de Palmas. Atualmente com 2,5 MW, esta usina terá sua capacidade ampliada para 6,7 MW nos próximos meses, graças a uma parceria com a multinacional Weg, de Jaraguá do Sul. Paralelamente aos investimentos em energia eólica, a Copel constrói duas usinas hidrelétricas – Colíder (300 MW) e Baixo Iguaçu (360 MW) – e também conta com projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e centrais solares em estudo. 
Fonte: ANPr  - Foto: COPEL