Jornal metropolitano de Maringá

20150306

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES 2015 – Josinara Alves

O Regional Express homenageando o Dia Internacional da Mulher abre a serie de entrevista com vários depoimentos de mulheres que fazem a história e deixam sua contribuição para uma sociedade melhor que certamente ficará marcada pelo seu sucesso. Abrindo a série a Empresária Josinara Alves é a entrevistada de hoje. Separada mãe de um filho e dupla jornada de trabalho diária.



                    
R.E. – Você acha que a mulher hoje ainda sofre discriminação no mercado de trabalho?
Josinara – As vitórias das mulheres em sua luta para se posicionar na sociedade, sobretudo no que diz respeito ao mercado de trabalho, são imensas. Prova disso é que temos mulheres como presidentes de grandes empresas, ou até mesmo Dilma Rousseff, como primeira presidente mulher do Brasil. Mas, ainda há muita disparidade no tratamento dispensado por empresas, e até mesmo pelo setor público, para homens e mulheres.

O primeiro quesito que chama atenção é a diferença salarial. Segundo o IBGE, quanto mais elevado o grau de escolaridade das mulheres no mercado de trabalho, maior a diferença salarial na comparação com os homens. Só para citar um exemplo em 2002 o rendimento das mulheres era equivalente a 70% do rendimento dos homens. Dez anos depois, o crescimento foi tímido: a relação passou para 73%.
Ou seja praticamente não avançamos nada em uma década, ainda tem sim uma grande desvalorização  quando o assunto é direitos femininos.

R.E. – Você teve alguma situação de discriminação em sua trajetória, o que poderia nos contar?
Josinara – a mulher no geral é discriminada quando é empresária, os primeiros contatos sempre são meio tensos e com olhares tortos, mas se nos impor-mos no final tudo dá certo.

R.E. – Poderia nos contar como é seu dia\dia?
Josinara – O dia a dia de uma mulher é geralmente agitado, o meu não é diferente, rotina com filho, escola, trabalho, casa, e ainda achar um tempinho pra o laser que é muito importante também.
 R.E – A maioria das mulheres modernas tem uma vida muito corrida, horários apertados, deslocamentos longos, ETC, com você não é diferente, como fica a família? Os filhos?
Josinara – A família independente do trabalho fica sempre em primeiro lugar, assim como a saúde o restante é conseqüência trabalho e perseverança.

R.E. – Já que estamos falando de família, qual o maior legado que podemos deixar para nossos filhos?
Josinara – sempre se impor e honrar os passos e ensinamentos das grandes mulheres da família, sempre levo comigo os conselhos e princípios passados por elas e tento passar esse legado para o meu filho.

R.E. – Qual a mensagem que você deixaria para as mulheres de hoje?
Josinara – continuarem na luta pela igualdade e pela liberdade, saírem às ruas trabalhar, estudar, não viver dependentes totalmente de seus maridos, porque a independência também atraí.

O Jornal Regional Express agradece à empresária Josinara Alves, por achar uma brecha no seu dia\dia corrido e também nos receber com tanta alegria e simpatia.