Jornal metropolitano de Maringá

20150209

Telefonia fixa está no topo da lista de reclamações dos consumidores

Em 2014, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR) atendeu 80.266 Consumidores. Na Lista dos Serviços com Mais Reclamações e Denúncias dos paranaenses estao telefonia Fixa, Bancos, Móvel telefonia, TV por Assinatura, Cartões de Crédito e Planos de Assistência Funerária. 


Dados divulgados Os ERAM Nesta segunda-feira (9) pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), Que Reúne INFORMAÇÕES Sobre as Reclamações apresentadas Pelos Consumidores AOS Procons.  
No Paraná, a Campeã de Reclamações E Uma Empresa de telefonia Oi, COM 5.569 Registros, SEGUIDA Pela Organização Social de Luto de Curitiba, com 2.444, Reclamações e Pela Tim / Intelig, COM 1.924 atendimentos.  

BRASIL - Em Todo o País, foram registrados 2.490.769 Atendimentos Pelos Procons Integrados Ao Sindec, Sendo Que 62, 7% foram Reclamações e Denúncias e 37,3% correspondem a Consultas e orientações prestadas AOS Consumidores.  

O boletim apresenta Fazer Sindec, Entre Otras INFORMAÇÕES, Uma breve Análise Sobre Assuntos OS Maior Destaque em Âmbito Nacional e Estadual OE nenhum ranking com Tão Empresas Mais Demandas em Cada Estado.  

edição Nesta, TAMBÉM E Possível VerificAR Uma Comparação entre o volume de de de atendimento o Respectivo índice de Solução Entre empresas de hum MESMO Setor Econômico.  

O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor E informatizado e integra o atendimento Feito POR Procons de 26 Estados, do Distrito Federal e de 336 municípios. O Boletim Sindec 2014 ESTÁ DISPONÍVEL no link:  

- O Procon-PR disponibiliza AOS Consumidores Uma plataforma Procon-PR em Números. O Sistema permite acompanhar Diariamente Reclamações da População, Além do Comportamento dos fornecedores de Produtos e Serviços.  

O Sistema Reúne Todos Os Registros desde 2013 e ESTÁ Disponível no Sítio do Procon-PR (www.procon.pr.gov.br) e da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (www.justica.pr.gov.br).  

"A Ferramenta Ajuda o Cidadão NAS Escolhas de prestadores de Serviços, Paragrafo saber o percentual de Solução de Cada Empresa. Com base de Transparência de Nesta, E Possível Diminuir o numéro de Reclamações e dar Maior rapidez Ao atendimento ", Explica a Diretora do Procon-PR, Claudia Silvano.  

Os Consumidores TAMBÉM CONTAM COM Uma plataforma consumidor.gov.br Como Solução Alternativa de Conflitos de consumo na internet. O Serviço de e monitorado Pelos Órgãos de Defesa do Consumidor e Pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, com o Apoio da Sociedade. Já São Mais de 228 Empresas Participantes.  

Disponível no Paraná desde maio de 2014, a plataforma Já Conta com Mais de Registros Oito Mil, com hum índice de Solução Que ultrapassa 76%. 
Fonte: ANPR