Jornal metropolitano de Maringá

20150210

Cachos definidos - Defina os cachos e faça da chapinha só uma alternativa

As cacheadas são a bola de vez, porque os cacacóis de seus cabelos estão em alta. Eles precisam de atenção redobrada e cuidados específicos para ficarem lindos sedosos e com cachos bem definidos. Nessa reportagem além de falar de tratamentos, produtos e ferramentas que podem potencializar suas curvas capilares,REGIONAL, traz mais uma vez a empresária JOSI da JOLAI PRO com dicas essenciais e salienta a importância dos cuidados para o seu tipo de cacheado, porque as "molas" não são todas iguais. 

                                                                                                                  “Cada tipo de fio precisa ser tratado de modo diferente para conseguir o máximo efeito de um visual bonito e saudável. Alguns temas que são considerados "tabu" entre as donas de cachos, como: "pode usar franja? Pode repicar? O Chanel, fica bem? E o produto à base de queratina funciona? Serão abordados aqui". Afirma Josi.
Cabelo bonito, só com escova. Se você pensa assim, está na hora de renovar a cabeça (por dentro e por fora). "Apesar de muito comuns, os fios cacheados não agradam tanto as brasileiras", reconhece à empresária. "Acho que isso acontece porque, de fato, eles precisam de mais atenção." 
É possível ter cabelos bonitos sem precisar pedir socorro para a chapinha, para o secador ou para as escovas progressivas. Como fazer isso? "Os cuidados começam na lavagem e vão até o tipo de pente ou escova que você pode usar”.                                A seguir, dicas para aumentar a auto-estima dos seus cachos.

Esqueça os cortes muito curtos

Não é que você precise bancar a Rapunzel para o resto da vida. Mas das duas uma: assumir os cachos ou mostrar a nuca. Os cachos têm de ter peso para ganhar forma. Com os fios curtos demais, isso fica impossível. O comprimento diminuto, aliás, compromete até a formação dos anéis, que ficam pela metade. "Na altura do queixo, já conseguimos um visual mais alinhado. Mas, nestes casos, recomendo um leave-in (aquele creme que dispensa o enxágue) para cachos ou uma mousse”, indica Josi. Tanto um como o outro produto devem ser aplicados com o cabelo ainda úmido. 
E para quem não tem os cachos definidos e gostaria de defini-los, a Jolai indica fazer o processo de permanente afro ou definição de cachos com produtos químicos regulamentados pela ANVISA, mas sempre feito em um salão especializado e com produtos que sejam de boa qualidade e confiança, peça ao profissional cabeleireiro para lhe indicar o melhor procedimento a ser feito nos seus cabelos, para que só assim você possa ter sempre seus cabelos com cachos bonitos e definidos e sem colocar em risco sua saúde de seus cabelos. Orienta a profissional cabeleireira Josi, do salão Jolai Professional especializado em químicas de transformação capilar

MANUTENÇÃO DOS CACHOS

Tire todos os pentes e as escovas do armário

O lugar de todos eles é no banheiro e só vale usar quando você for lavar o cabelo, para desembaraçar e tirar os nós. Prefira os modelos com os dentes largos, que espalham bem os cremes e condicionadores. Terminando de lavar, passe novamente o pente ou a escova, amasse os fios com as mãos e deixe secar naturalmente. "Também recomendo ter um borrifador cheio de água com um pouco de creme leave-in para cabelos cacheados. Na pressa, é só espirrar um pouco dessa água cremosa e deixar secar".  

Estreite relações com o difusor

Este acessório, muitas vezes desprezado, rende penteados incríveis. A dica é lavar os cabelos como de hábito, aplicar um mousse ou leave-in preferidos e, na seqüência, modelar os fios com o difusor. "O cabelo fica lindo, pronto para o dia a dia ou até para uma festa sofisticada". Nos bastidores dos salões: tem muita modelo e atriz que juram ter nascido com fios ondulados e que, na verdade, contam mesmo é com o efeito ondulado provocado pelo aparelho. 

Corte com repicados por todo o comprimento

Variar o comprimento dos fios dá mais movimento e leveza ao penteado. Esse é aquele volume bonito, que as mulheres adoram. Os cortes retos deixam os cabelos sem graça, duros e o máximo de ousadia que permitem é um coque se os fios tiverem comprimento para isso.  

Franjas vintage para quem gosta do visual alternativo

Testa de fora e cabelos encaracolados formam uma combinação clássica, ou seja, não tem erro. Mas se você quiser dar uma repaginada sem alisar, a dica é apostar nas franjas laterais. Vale usar com o cabelo repartido ao meio (e a franja modelando o queixo) ou pentear o cabelo para o lado e cobrir apenas um pedaço da testa, com alguns fios deixados atrás da orelha. Outra opção é cortar uma franjinha falsa e alisar só ela com o secador. "O contraste com os cachos fica lindo e é superfácil de fazer”, indica Josi. 

Dome o volume sem parecer que tomou chuva

A aparência molhada é, ainda, campeã de audiência entre as donas de cabelos cacheados. Se este é o seu caso, pode esquecer os contorcionismos embaixo da torneira para conservar o aspecto molhado. Para dar aos fios uma aparência úmida, sem enxaguar o seu estilo, adote um gel líquido, na versão spray de preferência. E, por favor, esqueça os cremes que deixam o cabelo com cara de que, há 10 dias, não vê uma gota de água. "Os fios grudam na cabeça e, normalmente o cheiro é péssimo", portanto cuidado.  
Fonte: JOLAI PRO