Jornal metropolitano de Maringá

20150209

Prorrogadas inscrições para o primeiro edital do Profice

A Secretaria de Estado da Cultura ampliou o Prazo Para Inscrição de Projetos no edital Primeiro Fazer Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Paraná (Profice). Previsto Para encerrar em 13 de fevereiro, o Prazo foi prorrogado Pará o dia 31 de março. 



O edital foi republicado no Diário Oficial Nesta segunda-feira (09) com ajustes Feitos em Alguns Artigos, atendendo Uma Sugestões da Comunidade cultural, e também de hum hum um a Acordo com a alteração disponibilizados Quanto Ao teto dos Recursos Pará Incentivo via Renúncia de fiscal ICMS. Como retificações e Como orientações Pará Uma Inscrição de Projetos estao disponíveis em www.cultura.pr.gov.br  

De hum Uma com um a Acordo o Secretário da Cultura, Paulino Viapiana, a revogação da Resolução 125/2014 NÃO alterou o andamento do edital e NEM o Seu Conteúdo. "Ao contrario Fazer Muita gente pensou que, o edital NÃO foi CANCELADO com a revogação", Disse.  

Segundo Ele, hum hum Resolução previa teto de Renúncia de ATÉ R $ 30 Milhões, MAS Uma disponibilidade Financeira Pará captação Séria Definida Apos hum Conclusão Fazer edital. "Conversei com o Secretário da Fazenda ee Fazer Interesse de Todos, principalmente do Governador Beto Richa, que o Profice tenha continuidade Conforme previsto. Os ajustes necessários São Pará se adequar à Realidade Econômica do momento, sem precisar cancelar o processo", afirmou Viapiana  

AJUSTES - Como Mudanças atendem também Como solicitações da Comunidade Que sugeriu Alguns ajustes no texto cultural do edital. "Como EO Primeiro edital de Incentivo lançado E Haver Naturais Dúvidas Quanto AOS Procedimentos e E Importante avaliar Como Sugestões apontadas Cabelo Público. Nossa intenção E atender o Maior Número de Projetos Possível OE Interesse da Comunidade em contribuir Para Que o edital cumpra o Seu Objetivo reforça Que se EXISTE Algum PRODUTO que POSSA Ser melhorado, vamos adequar ", Diz o Secretário.  

Como alterações envolvem OS ITENS 1.6, Que Trata dos Recursos a Serem definidos Pela Secretaria de Estado da Fazenda, Por Meio de Resolução Específica, nos TERMOS Fazer arte. 5º, §1º, do Decreto Estadual nº 8.679 / 2013 e 2,1, Que amplia o Prazo de Inscrição.  

TAMBEM foram Feitos ajustes de Redação nsa itens 2.2.3.2, 3.2 e Anexo III Nenhum, Que tratam da Inscrição de Projetos de Pessoa Jurídica, e NÃO Anexo IV, que dispoe Sobre os Documentos obrigatórios para à Segunda Etapa do Processo (Análise Técnica e de mérito Pelas Comissões Técnicas).  

foram ajustados OS Textos das áreas de audiovisual, na categoria de Produção de Obras Inéditas de Curta, Média e Longa -metragens Artísticas e Pilotos de séries de TV, e patrimônio, na categoria Elaboração de Projeto e / ou execução de Obras de Restauração de Bens Imóveis e Integrados.  

Segundo a Coordenadora de Incentivo da Secretaria da Cultura, Ana Maria Hladczuk, MUITAS Dúvidas surgiram Durante O Processo de Inscrição, principalmente de Entendimento Quanto AOS criterios Pará Seleção dos Projetos. "Recebemos Diversas Sugestões e percebemos Que ELAS pertinentes ERAM, ENTÃO POR optamos Fazer OS ajustes necessários ELES São simples e basicamente de Redação, e NÃO alteraram o Teor do edital.", Explica a Coordenadora.  

PRAZO - Como Todo o preenchimento e Meio POR on -line Fazer Sisprofice, sistema Desenvolvido pela Celepar especificamente Pará atender Ao Programa, a republicação do edital NÃO interferir nenhuma Processo de Inscrição. Com o Prazo prorrogado Pará o dia 31 de março, Os proponentes que Já haviam Concluído hum Inscrição Terao o Estatuto da Condição de Seu Projeto Alterado de "encaminhado Pará habilitação" para "em Composição", Dando Oportunidade Dessa forma Pará a possibilidade de modificações. Como Propostas Que nao tinham Sido enviadas permanecem no Sistema Pará Serem ajustadas de hum Uma com um a Acordo retificações Como.  

Profice - PODEM apresentar Projetos OS Agentes Culturais domiciliados estabelecidos UO no Estado do Paraná ha No Mínimo Dois ano e também PESSOAS Jurídicas de Direito Privado, Que tenham Como Objeto Atividades Artísticas e Culturais, domiciliadas UO estabelecidas no Paraná há No Mínimo Dois ano. O Interessado DEVE Fazer o cadastramento e Manter atualizados OS Dados NÃO Cadastro de Agentes Culturais do Estado.  

Os Projetos PODEM Ser da área de Artes Visuais; Audiovisual; Circo; Dança; Literatura, Livro e Leitura; Música; Ópera; Patrimônio Material e Imaterial cultural; Povos, comunidades Tradicionais e Culturas Populares; e Teatro. Pelo edital estao previstas Três Informação Indisponível de abrangência Pará Realização do Projeto: em municípios com ATÉ 20 mil Habitantes; em Cidades com ATE 100 mil Habitantes e Com MAIS de 100 mil Habitantes. Tambem estao previstas SEIS Informação Indisponível Orçamentárias Que variam de R $ 25.000,00 a R $ 750.000,00.  

Os Projetos Culturais deverão observar OS Objetivos de PROMOVER a Criação, a Formação, a Produção, a Manutenção, a EA Difusão Circulação Artística e cultural ; a Preservação, a EA Pesquisa Difusão do patrimônio histórico, artístico e cultural; E, AINDA, o Estímulo Ao Acesso dos Bens e Valores Culturais. . Os Projetos deverão apresentar contrapartida com vistas à Democratização de Acesso  

. O Profice também permite o Financiamento de 100% dos Valores Aprovados Paragrafo OS Projetos selecionados dos dos dos dos e NÃO veda a obtenção de Recursos de Otras Fontes de Incentivo Direto UO indireto  

Serviço:. Inscrições prorrogadas Pará o edital Fazer Profice  

Prazo:. ATE 31 DE MARCO  

edital e INFORMAÇÕES: www.cultura.pr.gov.br 


MAIS INFORMAÇÕES: Coordenação de Incentivo à Cultura: (41) 3321-4733, 3321-4706, das 9h às 18h, OU Pelo e-mail profice@seec.pr.gov.br . 
Fonte: ANPR