Jornal metropolitano de Maringá

20130311

Subdivisão de terrenos é legalizada em Mandaguari.



A parceria entre Prefeitura, Câmara e conselho de desenvolvimento resultou na aprovação da lei que possibilita a subdivisão de terreno, beneficiando e democratizando a ocupação do solo do município.

 

 Foi aprovado na segunda-feira (4), o projeto de Lei Complementar nº 17/2013, que legaliza a subdivisão de terrenos no município. O procurador jurídico da prefeitura, Renato Borba, explica que de acordo com o Plano Diretor Municipal de 2008, os terrenos localizados nas zonas residenciais devem ter dimensão entre 250 e 300m². Não era autorizada a subdivisão em lotes menores, como os lotes de 150m², prática comum nos últimos anos.
Em janeiro de 2013, foram convocados membros da sociedade civil para compor o Conselho de Desenvolvimento Municipal, em fevereiro os membros deliberaram e aprovaram a alteração da lei. O projeto foi encaminhado para o legislativo, que aprovou o projeto, sancionado posteriormente pelo prefeito.

Ainda de acordo com Borba, com a edição da nova lei é possível a subdivisão de lotes com dimensão mínima de 150m² (nos bairros); as subdivisões na área central devem ser analisadas pelo Conselho de Desenvolvimento Municipal. Ficam mantidas as testadas mínimas de 6 metros lineares nos bairros, para terrenos com áreas de 150m².

Segundo o procurador, outra mudança significativa, é o fato de que a subdivisão não está condicionada à aprovação de um projeto arquitetônico para edificação futura, como era exigida pelo setor de aprovação de projetos da Prefeitura.
Para o prefeito, a lei vem apenas para regularizar e ordenar uma situação há anos desassistida pelo governo municipal, e afirma: “Estamos colocando a casa em ordem, para que Mandaguari possa crescer e desenvolver com responsabilidade e igualdade”.