Jornal metropolitano de Maringá

20160225

Transporte de grãos e escoamento de produtos na Ferroeste dobra em janeiro

A Ferroeste aumentou em 143% o transporte de grãos e escoamento dos produtos entre Cascavel e Guarapuava, no mês de janeiro. O aumento ocorreu devido ao investimento de R$ 5 milhões em novos vagões e locomotivas, melhorias no carregamento e aumento do quadro de funcionários. 

Com as melhorias foi possível mais que dobrar o transporte de grãos e o escoamento de produtos. Em janeiro de 2015 a Ferroeste movimentou 19.700 toneladas no fluxo interno. Neste ano, no mesmo período, foram movimentadas 48 mil toneladas, batendo um recorde histórico da empresa e aumentando em 23% a receita. 

“Investimentos em infraestrutura facilitam e melhoram o escoamento da safra em todo Estado”, disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. 

A expectativa da Ferroeste é movimentar, até o fim do ano, 1 milhão de toneladas de produtos. A maior parte desse volume deve ser de grãos. 

Segundo a Secretaria de Agricultura e Abastecimento a estimativa de colheita no Paraná é de 22,1 milhões de toneladas de grãos na safra de verão, com destaque para a soja. O grão deve render mais uma safra recorde, de 18,1 milhões de toneladas, 7% mais do que no ano passado. 

TRENS - A aquisição de cinco novas locomotivas e mais 400 vagões graneleiros da Ferroeste trouxeram melhorias e eficiência na produção. 

“A aquisição de novos maquinários foi importante para o crescimento na empresa”, afirmou o presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo. 

Em 2011, a Ferroeste tinha quatro locomotivas e 60 vagões graneleiros. Atualmente estão em operação 15 locomotivas e 385 vagões. 

“Essas ações fazem parte dos investimentos do governo estadual em infraestrutura e logística para reduzir o custo de produção no Estado e garantir o crescimento econômico de todas as regiões”, disse Richa Filho. 
Fonte: ANPR  Foto: Jorge Woll/DER