Jornal metropolitano de Maringá

20160224

Semana pedagógica começa com 100 mil pessoas em todo o Estado

As atividades da Semana Pedagógica começaram na segunda-feira (22) em todo o Paraná, com a participação de cerca de 100 mil profissionais das 2,1 mil unidades da rede estadual de ensino. As programações regionais foram organizadas pelos 32 Núcleos de Educação, com suporte das equipes pedagógicas da Secretaria Estadual.

Em Curitiba, a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, visitou os colégios estaduais Rio Branco, no bairro Batel, Ernani Vidal (São Lourenço) e Teobaldo Kletemberg (Sítio Cercado). 

“Esperamos que este ano seja um ano muito positivos para todos nós para os profissionais da área e, principalmente para os nossos alunos. Com o ajuste fiscal iniciado pelo Estado no final do ano passado, estamos retomando programas e projetos, estudando a abertura de concursos públicos e iniciando o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE)”, disse a secretária, durante o início da Semana na unidade Rio Branco, onde realizou parte de seus estudos. 

A SEMANA – Ao longo dos três dias estarão em pauta questões pedagógicas e administrativas. O objetivo é planejar, organizar e também antecipar e resolver possíveis problemas logísticos para que tudo corra da melhor maneira ao longo do ano letivo. 

De acordo com a superintendente da Educação, Fabiana Cristina Campos, este ano vários representantes da pasta foram acompanhar as atividades no Interior com o objetivo de aproximar ainda mais a Secretaria e suas regionais. “A Semana foi planejada com muito cuidado e critério para que seja muito proveitosa”, afirmou a superintendente. 

O evento também contribui com a formação continuada dos profissionais através de debates sobre temas que influenciam o cotidiano escolar e o processo de ensino e aprendizagem. “É a oportunidade para discutirmos quais as abordagens necessárias para que nossos estudantes, ao sair da escola, tenham a formação pedagógica e também pessoal”, disse Walney Rogério Junior, professor de Biologia do Teobaldo Kletemberg. 

As temáticas que serão abordadas estão fundamentadas no programa Minha Escola Tem Ação (Meta), carro-chefe da área pedagógica da Secretaria de Estado da Educação. Os objetivos do Meta, criado em 2015, são fortalecer a gestão escolar, melhorar a qualidade da educação pública e reduzir os índices de evasão escolar. 

As ações do programa envolvem as áreas de formação continuada, ampliação de jornada escolar, mobilização da comunidade escolar, tecnologia educacional, práticas pedagógicas e gestão escolar. O Meta prevê também a consolidação e o monitoramento do projeto político pedagógico e do plano de ação das escolas. 

PROGRAMAÇÃO – Neste primeiro dia, as atividades foram concentradas nas próprias escolas para que professores e funcionários conheçam as propostas de gestão para o novo ano letivo. Os profissionais também debateram temas relacionados à Educação em Direitos Humanos, Rede de Proteção, Abandono Escolar e Indicadores Educacionais, como as taxas de rendimento e desempenho escolar que darão suporte ao Plano de Ação das escolas. 

“Esse formato da Semana Pedagógica nos permite discutir junto com a comunidade quais os pontos que podemos mudar para avançar ainda mais na qualidade do ensino que queremos”, disse Estela Soares de Almeida, professora de Arte. 

No Colégio Estadual Ernani Vidal, o diretor Iran Frank da Silva aproveitou o primeiro dia de trabalho letivo para apresentar aos funcionários o Plano de Ação da sua gestão, que inicia nesta segunda-feira (22). “Esse momento é importante para apresentarmos o nosso Plano de Ação e discutirmos quais as mudanças necessárias para construirmos juntos o projeto de gestão para a escola nos próximos anos. Esse diálogo vai somar muito ao processo pedagógico”, disse Iran. 

No segundo dia do evento o debate será aberto à comunidade escolar. Pais, estudantes, professores e funcionários vão discutir ações relacionadas ao tema “A escola que temos e a escola que queremos. Como podemos contribuir?” 

Na quarta-feira (24), os profissionais farão reuniões por disciplina ou etapa de atuação. Os educadores vão debater questões centradas na construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

Já as equipes pedagógicas e administrativas vão abordar assuntos relacionados à organização do trabalho pedagógico e o fortalecimento da democratização da gestão escolar. Os agentes I e II – profissionais responsáveis pela limpeza e conservação das escolas, como merendeiras, inspetores, bibliotecária e secretárias – abordarão os desafios relacionados ao trabalho para fortalecer as atividades integradas no cotidiano escolar. 
Fonte: ANPr   - Foto: Hedeson Alves