Jornal metropolitano de Maringá

20160224

Comitiva de Angola conhece interação da sociedade com o poder público no Paraná

Representantes da Direção Nacional de Administração Local de Estado, do Ministério da Administração do Território da República de Angola, estiveram nesta segunda-feira (22), na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano. O grupo, que está em Curitiba para troca de experiências com o Estado e a Capital, busca informações sobre os conselhos de desenvolvimento urbano dos municípios e sobre os planos diretores.

Os angolanos conheceram como funciona a interação da sociedade com o Poder Público no Conselho Estadual das Cidades no Paraná – ConCidades e avaliaram as ações como muito positivas. 

"Nós entendemos que o desenvolvimento das comunidades depende da participação de todos. A sociedade tem que interagir com o Poder Público e vemos isto acontecer aqui, com a convocação da sociedade organizada e dos poderes públicos para as Reuniões do ConCidades", disse o chefe do Departamento da Administração Local do Estado e coordenador dos Governos Provinciais e Municipais do Ministério da Administração de Angola, Manoel Fernando.

De acordo com Carlos Storer, geógrafo e analista de Desenvolvimento Municipal da Coordenadoria de Projeto do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), o objetivo da visita é adquirir novas experiências em relação aos conselhos de desenvolvimento urbano dos municípios, além de obter mais conhecimento sobre os planos diretores. 

“Eles pretendem fortalecer o Plano Nacional Estratégico da Administração do Território (Planeat), que dispõe de um conjunto de instrumentos de gestão, entre eles o Programa de Cidadania Participativa (Procipa), o qual necessita capacitar os técnicos para os desafios de gestão em Angola. 

PODER AO POVO – Para isso, o grupo solicitou ao Paranacidade conhecer de perto as soluções práticas em termos de concepção e gestão de processos participativos e a estruturação de conselhos ou prefeituras, além da modelagem, financiamento e gestão de programas de empoderamento das cidades e a necessária interação dos órgãos públicos com a sociedade civil. 

Em função do pedido, foi apresentado a eles os órgãos colegiados municipais (conselhos dos planos diretores e das cidades), e os seis desafios para se conseguir consolidar o processo participativo. 

A comitiva angolana também recebeu uma breve explicação sobre o funcionamento do Serviço Social Autônomo (Paranacidade) e da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano. 

Ao longo desta semana, os angolanos vão conhecer os trabalhos realizados nas secretarias de Estado da Saúde, da Educação e da Segurança Pública e Administração Penitenciária. O roteiro inclui ainda a Câmara Municipal de Curitiba e a Assembleia Legislativa do Paraná.

Os representantes de Angola vão se reunir ainda com os Conselhos da Cidade e do Meio Ambiente. A comitiva já esteve em Brasília reunida com representantes do Ministério das Cidades e permanece em Curitiba até sexta-feira (26).
Fonte: ANPR – Foto: Divulgação SEDU