Jornal metropolitano de Maringá

20140116

Modelo de gestão prisional do Paraná será apresentado no Maranhão

Foto: Antonio Costa

A secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná, Maria Tereza Uille Gomes, viaja nesta quarta-feira (15) para o Maranhão. A convite da governadora Roseana Sarney, a secretária e mais uma comitiva de técnicos apresentarão as experiências de administração penitenciária bem-sucedidas no Paraná, como colaboração na solução da crise prisional do estado.

Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (14), a secretária Maria Tereza explicou que serão focados alguns pontos importantes: os projetos arquitetônicos das vinte obras que começam a ser executadas no Estado, entre cadeias publicas e unidades de regime de regime semiaberto; apresentação da ferramenta de Business Inteligence (BI), que permite integrar dados do Poder Executivo e Poder Judiciário para acompanhamento dos presos.

O BI dá agilidade e efetividade aos mutirões carcerários, permite o controle da população carcerária e a regulação da porta de entrada e saída do Sistema Penal.

“O Paraná tem resultados positivos. Temos planejamento, plano de gestão que mostram resultados”, afirma a secretária. Do início de 2011 para cá houve redução no número de presos, de 30.449 para 28.027 detentos, sem que houvesse aumento do número da criminalidade no estado. “O índice de homicídios foi reduzido em 23,4% em três anos. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, o número de homicídios dolosos, que foi de 2.490 em 2010, caiu para 1.907 em 2013”, disse ela.


Também houve redução de presos em delegacias de polícia de 16.205, em 31 de dezembro de 2010, para 9.985 detentos, em 31 de dezembro de 2013. Da mesma maneira, a superlotação carcerária foi reduzida em 62% no mesmo período. De 10.118 no início da gestão, caiu para 3.855 presos agora.“Com as novas unidades prisionais, isso será totalmente solucionado”, diz Maria Tereza.

No encontro no Maranhão serão apresentadas outras ações de gestão do sistema prisional do Paraná. Além disso, explica a secretária Maria Tereza, será verificado quais inovações que estão sendo propostas por juristas para o projeto do Senado para atualização da lei de execuções penais poderiam ser implantadas.

AGENDA - Nesta quarta-feira, a comitiva paranaense terá encontro com a governadora Roseana Sarney às 16 horas, além de reuniões de trabalho com técnicos do executivo estadual. Na quinta-feira, a secretária Maria Tereza se reúne com o Poder Judiciário e outras instituições maranhenses. Na sexta-feira, ela deverá apresentar propostas concretas ao governo do estado.
Fonte: ANPr