Jornal metropolitano de Maringá

20140114

CNM divulga estudo que aponta os motivos para a troca de prefeitos

Foto: CNM

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgou estudo que aponta os principais motivos para a troca de gestor em todos os Estados brasileiros. O levantamento foi feito exatamente um ano após a posse dos prefeitos nos 5.568 Municípios.
De acordo com o estudo, 125 prefeitos, o que representa 2,2%, já não está mais no comando de suas prefeituras. Cassação de mandato é o principal motivo de afastamento, representando 85,6% das trocas. Já prefeitos que foram substituídos por falecimento somam apenas 0,6%. Outros motivos representam 4,8%.
No último levantamento, feito em 2011 pela Confederação, referindo-se ao mandato anterior, foi identificado 128 trocas naquela época. O número de afastamentos neste primeiro mandato é bem parecido ao registrado no terceiro ano de mandato anterior.
São Paulo foi o Estado onde mais gestores foram substituídos, com 21 prefeitos, seguido por Minas Gerais e Rio Grande do Sul, com 13 gestores em cada Estado, e Mato Grosso, com 10 trocas. Por outro lado, nos Estados do Acre e de Roraima não houve troca até o momento.
Veja o estudo completo aqui 
Fonte: CNM