Jornal metropolitano de Maringá

20140113

Copel reforça rede de transmissão em Maringá, Londrina e Ponta Grossa

Foto: ANPr

A Copel concluiu em janeiro três obras de transmissão de energia que vão aumentar a capacidade de fornecimento de energia nas regiões metropolitanas de Maringá, Londrina e Ponta Grossa. Foram investidos R$ 22,5 milhões na instalação de novos transformadores em subestações destas regiões, grandes polos de consumo no Paraná. “A disponibilidade de energia é um grande diferencial para o Paraná atrair investimentos, especialmente com a instalação de novas indústrias”, destacou o diretor presidente da Copel Geração e Transmissão, Jaime de Oliveira Kuhn.

As subestações recém ampliadas operam na tensão de 230 mil volts (kV) e receberam transformadores que interligam a rede de transmissão (230 kV) à rede de distribuição de energia (138 kV), disponibilizando mais energia não apenas para os municípios onde estão instaladas, mas também para as regiões de entorno. Com os novos equipamentos, a rede da Copel passa a contar com mais 450 megavolt-ampères (MVA) de potência de transformação nas três subestações: 150 MVA em Ponta Grossa Norte, 150 MVA em Londrina e 150 MVA em Maringá.

“Essas obras integram um cronograma de expansão de nossa rede de transmissão que visa permitir o atendimento a novos clientes, além de tornar o sistema mais seguro e robusto”, completa o diretor. Ao longo de 2013, a Copel investiu cerca de R$ 200 milhões na ampliação e reforço do sistema de transmissão de energia. Foram mais de trinta obras concluídas em linhas e subestações no Paraná.
Fonte: ANPr