Jornal metropolitano de Maringá

20130611

VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO VAI IMUNIZAR MAIS DE 600 MIL


O Paraná estabeleceu como meta vacinação de 95% do público alvo campanha nacional de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil), o que equivale a 666.153 crianças de seis meses a menos de cinco anos, conforme levantamento da Secretaria de Estado da Saúde. A campanha segue até dia 21. Todas as unidades de saúde do Paraná disponibilizarão a vacina das 8h às 17 horas. A vacina contra a pólio é segura e é a única maneira de proteger as crianças contra a doença.

O secretário da Saúde em exercício René Santos lançou a campanha sábado (8), em Guarapuava, na região central do estado, onde serão vacinadas mais de 30 mil crianças. Ele informou que o Paraná tem por costume superar as metas de vacinação contra a pólio. “Contamos com a colaboração de todos para que, neste ano, todas as crianças com mais de seis meses e menores de cinco anos sejam imunizadas. A pólio é uma doença grave e graças às campanhas de vacinação está erradicada no Paraná e no Brasil”, enfatizou.

MUDANÇA - Desde o ano passado, o Brasil passou a realizar somente uma etapa exclusiva da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, no mês de junho. No ano passado, crianças com menos de cinco anos participaram da campanha.

Neste ano, o público alvo é a partir dos seis meses, com a vacina oral (VOP), as chamadas gotinhas. Isso porque as crianças menores de 6 meses são vacinadas com a dose injetável (VIP) nos postos de vacinação. É importante reforçar que os pais não se esqueçam de levar a caderneta de vacinação dos filhos para que o profissional de saúde possa avaliar a situação vacinal da criança.

No caso de crianças com doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde para ser avaliado se devem ou não tomar a vacina. Crianças com febre acima de 38ºC, ou com alguma infecção, também devem ser avaliadas por um médico.

PREVENÇÃO - Não existe tratamento para a pólio e somente a prevenção, com a vacina, garante a imunidade. No Paraná o último caso de paralisia infantil foi diagnosticado em 1986, na Região Metropolitana de Curitiba.

Apesar de não haver registro de casos de pólio há mais de 20 anos no Brasil, é importante manter campanhas de vacinação anuais, porque o poliovírus, causador da enfermidade, pode ser reintroduzido no país porque ainda circula no mundo. Entre 2007 e 2012, 35 países registraram casos de poliomielite, sendo que três ainda são considerados endêmicos: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.

DOENÇA - A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda que atinge, principalmente, crianças de até 5 anos. É transmitida pelo poliovírus, cujo contágio se dá principalmente pela boca. Ele é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças em um mesmo local, favorecem a transmissão.
O poliovírus se desenvolve na garganta ou nos intestinos e, a partir daí, espalha-se pela corrente sanguínea, ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas. Em outros casos, quando o vírus paralisa músculos respiratórios ou de deglutição, pode até matar.
O período de incubação (tempo que demora entre o contágio e o desenvolvimento da doença) é, geralmente, de 7 a 12 dias, podendo variar entre dois e 30 dias. A transmissão também pode ocorrer durante o período de incubação.
Fonte: ANPr