Jornal metropolitano de Maringá

20130611

DIA MUNDIAL DO COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

oitbrasil.org.br

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Paiçandu organiza ao longo desta semana várias atividades relativas ao Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil. As atividades acontecem entre segunda (10), e quarta-feira (12).
      O Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, 12 de junho, foi uma data instituída em 2002 e marca a luta pelos direitos das crianças e adolescentes. O objetivo é chamar a atenção de todos para a importância da implementação das Convenções nº 138 que estabelece idade mínima para admissão do emprego, e a nº 182 que trata das piores formas de trabalho infantil.
    EVENTOS:  A programação para a data conta com atividades recreativas envolvendo escolas e comunidades em Água Boa, na segunda-feira, nos turnos matutino e vespertino. Hoje, terça-feira as atividades recreativas acontecem na Praça da Igreja Matriz de Paiçandu, também nos dois turnos, e ainda ocorre um abraço na praça representando a sensibilização contra o trabalho infantil.
          Na quarta-feira (12), o Salão Paroquial da Igreja Matriz – Santo Cura d’ Ars, recebe, a partir das 13 horas, a palestra "Aspectos do Trabalho de Crianças e Adolescentes na Legislação Trabalhista Brasileira em 2013", ministrada pelo Auditor Fiscal do Trabalho da Gerência Regional do Trabalho e Emprego de Maringá, Paulo Ricardo Vijande Pedrozo. A atividade seguinte, também no Salão Paroquial, é a peça teatral “O Auto da Barca do Fisco”, organizada pelo Museu Dinâmico Interdisciplinar da Universidade Estadual de Maringá.
 
      Para denúncias relacionadas ao trabalho infantil, é possível ligar para o Conselho Tutelar (3244-2096), para a Secretaria de Assistência Social (3244-1058), para o Centro de Referencia Especializado de Assistência Social (3244-6055), para o Ministério Público do Trabalho (3226-0484), ou discar 100, o Disque Direitos Humanos.
Fonte: Ass. Com. do município