Jornal metropolitano de Maringá

20130611

NOVA AVALIAÇÃO MEDIRÁ A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Foto: SXC.hu

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede a qualidade do ensino público no Brasil, ganhará mais uma ferramenta. Foi criada nesta segunda-feira (10), a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).  A ANA vai medir o nível de alfabetização de alunos do 1.º ao 3.º ano do ensino básico. Ela começará a ser aplicada anualmente e a primeira edição será ainda em 2013.
Os resultados da ANA servirão de base para que os governos consigam cumprir com o Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O Pnaic determina que todas as crianças até os oito anos de idade sejam alfabetizadas em Português e Matemática.
A partir da ANA serão extraídas informações sobre as unidades escolares. A avaliação será como um censo e dela sairá índices com dados a respeito da alfabetização e o letramento das crianças.
Sistema de avaliação
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é responsável pela aplicação da ANA. Este ano, o primeiro do Plano Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, será usado como ponto de partida para as futuras avaliações da educação básica brasileira.
O Saeb era composto apenas pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) baseada na Prova Brasil, aplicada de maneira amostral a cada dois anos e de forma intercalada no 5º e 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio. A Prova Brasil é o nome dado à Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc). Portanto, com a ANA, o Sistema passa a ser composto por três avaliações.
Fonte: Agência CNM