Jornal metropolitano de Maringá

20130503

GOVERNO ESTADUAL ASSEGURA MORADIAS PARA 5.300 FAMÍLIAS DA ÁREA RURAL

Cinco mil e trezentas famílias moradoras na área rural do Paraná estão realizando o sonho de viver em uma casa mais confortável e segura. Na foto, Jandir (pai), Maiara (mãe) e as filhas Gabriele (rosa) e Solaine Krug, moradores do distrito de Jacutinga, área rural de Francisco Beltrão.Francisco Beltrão, Foto: Arnaldo Alves / ANPr

Cinco mil e trezentas famílias moradoras na área rural do Paraná estão realizando o sonho de viver em uma casa mais confortável e segura. São exemplos as famílias de Divino Pedro Martins e de Jandir Krug, de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Estado. “É outra vida. Morar em uma boa casa, de alvenaria e com bom acabamento melhora a vida da gente, dá mais ânimo”, afirma Dona Lourdes Oliveira, também de Francisco Beltrão.

O programa Morar Bem Paraná vai atender 110 mil famílias até 2014. Destas, 10 mil são moradores da área rural. O grupo é formado por pequenos produtores rurais, comunidades indígenas e quilombolas, além de pescadores artesanais.
 “As famílias não precisam se mudar para a cidade para ter acesso ao conforto de uma boa moradia”, diz o governador Beto Richa. “Estamos levando o programa para todas as regiões do Estado”, afirma ele, lembrando que o governo estadual realiza o maior programa habitacional da história.
“Nós, pequenos produtores, sentimos na pele a dificuldade de sustentar a família. A nova casa veio na hora certa, agora posso continuar morando no campo com mais conforto e segurança”, afirma Cícero da Silva, morador de Lobato.

O programa tem forte impacto na qualidade de vida das pessoas. Nas propriedades onde são construídas as novas moradias, são preservadas as antigas casas, a maioria de madeira, mal repartidas, expostas a intempérie.   As casas rurais erguidas pelo governo são de alvenaria, com dois quartos, sala, cozinha e banheiro, com material e acabamento de qualidades.
O programa de habitação rural é uma parceria do Paraná com o Programa Nacional de Habitação Rural. São beneficiadas famílias que possuem renda anual de até R$ 15 mil por ano, que pagarão quatro parcelas anuais de R$ 285,00 pela casa por um período de quatro anos. O restante é subsidiado pelo Governo Federal, com contrapartida do Estado. A Cohapar é responsável por elaborar os projetos, fazer o acompanhamento técnico e social e fiscalizar a execução das obras.
CASA NOVA - Somando casas rurais e urbanas, o programa habitacional do Paraná chega a 95% dos municípios. Na área urbana, 319 cidades são atendidas.                                                                                                     “Queremos incentivar a permanência do homem no campo com a oferta de moradias de qualidade em condições acessíveis”, explica o presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche.
Fonte: AENPr