Jornal metropolitano de Maringá

20130513

COMEÇOU HOJE (13) AS INSCRIÇÕES DO ENEN 2013




As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEN) começam hoje (13), e vão até o dia 27 deste mês. Os interessados devem fazer a inscrição pela internet no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem O exame será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro em todos estados e Distrito Federal. O Enen é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o final de 2013, mas pode ser feito para quem quer apenas treinar para prova. O resultado é usado no Sistema de Seleção Unificada (sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior. Além disso, uma boa avaliação no Enen é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para todos (Pro Uni) e ciência sem fronteiras e para receber do Fundo de Financiamento Estudantil (fies).
Para fazer a inscrição, o candidato deve ter em mãos os números da carteira de identidade e CPF. A taxa de inscrição de R$ 35,00 devera ser para até 25 de maio. Para os estudantes que concluíram o ensino médio em escola pública e participante com renda mensal per capita de 1,5 salários mínimo, estão isentos do pagamento da taxa de inscrição. A isenção da taxa requer a comprovação de renda através de documentos.
Os participantes que necessitarem de atendimento diferenciado ou específico (deficiência visual, auditiva, física e mental, dislexia ou outra) deveram ser informados no ato da inscrição. Já o atendimento específico é concedido a gestantes, lactentes, idosos, internados em hospitais e sabatistas.
Estudante maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certidão do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enen. A solicitação da certificação através do resultado do exame deve ser feita no ato da inscrição, onde deve ser indicado o nome da instituição certificadora que consta no edital do exame.
Ao finalizar a inscrição o participante deve verificar se a mesma foi concluída com sucesso e guardar o numero e senha, para acompanhar, imprimir e consultar o cartão de confirmação no endereço: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricaoEnem.
Foto 02 mercadante
Alterações de dados cadastrais, opção de língua estrangeira, local de prova só serão permitidas até o final do período de inscrição. A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa de inscrição, após o participante receberá em casa o cartão de inscrição, com data e local da realização das provas, opção de língua estrangeira e informações específicas.
O EXAME: Quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões objetivas.       1º dia – Ciências humanas e da natureza, com duração 4,5 horas.                    2º dia – Linguagem, matemática, e redação, com duração de 5,5 horas.
Mudanças:
As regras gerais foram apresentadas na tarde da última quarta-feira (8) pelo ministro Aluisio Mercadante. O destaque ficou para o aumento do rigor das correções no exame deste ano. A partir do próximo Enen, os textos que tiverem mais de 100 pontos de discrepância entre a correção de dois avaliadores serão encaminhados a um terceiro corretor. As redações que contarem com trechos desconectados com o resto do texto, receberá nota zero. Até o momento, provas com esse perfil perdiam de 400 a 500 pontos. A rigidez estende-se a ortografia. De acordo com o ministro Mercadante, erros ortográficos serão aceitos como excepcionais e sem reincidência.” Se estamos mudando o padrão, é por que não estamos satisfeitos “disse o ministro.
Fonte: Agência Brasil