Jornal metropolitano de Maringá

20130516

CAMPANHA CONTRA VIOLÊNCIA EM MANDAGUARI

 
 
A prefeitura, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação e de Assistência Social, realizou a Conferência Municipal Contra a Violência, com o tema: Quebrando o silêncio, Dizendo não à violência. Foi na  manhã da segunda-feira (15), no Centro de Convenções.                                       Mais de 400 crianças das escolas, municipal, estadual e da rede particular, tiveram palestras sobre abuso sexual. Elas ainda assistiram a um vídeo sobre o que é abuso. E um teatro de fantoche, que narrava à história de uma criança vítima de violência sexual.
A psicóloga do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Simone Figueiredo, conta que constantemente são feitos atendimentos com crianças de entre um e oito anos vitimas de violência. A psicóloga explica que este tipo de abuso acontece em boa parte dentro de casa, por pessoas da família e/ ou próxima do convivo familiar. “Muitas vezes as mães são coniventes com este tipo de violência, por medo e até mesmo falta de informação”, diz a Simone.
Segundo a psicóloga, é preciso prestar atenção na mudança de comportamento, a criança que normalmente é falante e ativa, se passar a ficar quieta, apática, sinaliza que existe algo errado. Outro indicativo é a queda do rendimento escolar, a timidez excessiva e a demonstração de medo em estar com adultos.
Durante a semana, professoras, educadoras, supervisoras e diretoras receberão orientações, de como identificar e dar o devido encaminhamento as crianças vitimas de abuso.
Dia(16) a programação acontece no Jardim Boa Vista, Clínica da Mulher, Escolas privadas e Secretaria Municipal de Saúde, contando com palestras, mobilização e teatro de fantoches. O prefeito Romualdo Batista, agradece o empenho das equipes e secretarias, em levar tantas informações importantes e ressalta o esforço conjunto para eliminar esse quadro de violência no município.                                           
Fonte: Ass. com. do município