Jornal metropolitano de Maringá

20150606

Segurança na estrada depende de cuidados antes e durante a viagem

O Departamento de Trânsito do Paraná reforça a importância dos motoristas se planejarem. Além da manutenção do veículo, os cuidados físicos, psicológicos e o uso da direção defensiva podem evitar acidentes e proporcionar uma viagem mais segura.
Parceiros: -FLAUS ANTIGUIDADES - i 9 INFORMÁTICA - RODOTOP  - CANOVA PRO - CABELO.COM - CLINICA SANTÉ - JOLAI PRO - ANIMAL STORE

“Nos feriados, o trânsito nas estradas tende a ficar mais congestionado, o que exige uma maior atenção do condutor. O planejamento e a direção defensiva são essenciais, pois ajudam a prever o que fazer com antecedência e tomar as decisões certas para evitar acidentes”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad. 

PLANEJAMENTO – Antes de sair de casa é importante o motorista garantir que está levando o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) e Carteira Nacional de Habilitação, dentro da validade. Outro procedimento fundamental é levar o veículo a uma oficina para verificar as condições dos pneus, freio, lâmpadas e suspensão. Veja se o extintor está dentro do prazo da validade e se o cinto de segurança e o estepe estão em ordem para serem utilizados.

Pesquise e anote numa agenda, o número do seguro ou então da concessionária responsável pela rodovia caso venha precisar de algum tipo de suporte durante o deslocamento. Procure não viajar no fim da manhã ou da tarde, pois estes tendem a ser os horários mais movimentados. Na noite que antecede a viagem, durma cedo, pois uma mente tranquila é importante na prática da direção defensiva.

“Os caminhoneiros, principalmente, devem fazer um planejamento viário, que consiste em identificar o tempo médio da viagem, a previsão de tempo e os possíveis pontos de paradas para descanso. Em longas viagens e em casos de imprevistos, não devem ser usados qualquer tipo de substância ilícita para se manter alerta e acordado. Vale mais chegar um pouco depois do planejado do que correr riscos ou provocar algum tipo de acidente”, explica a chefe de Divisão de Programas Educativos do Detran, Noedy Bertazzi. 

MOTOS – Quanto aos equipamentos de segurança, os motociclistas devem usar capacete fechado com viseira. Se o capacete não possuir viseira, o uso de óculos de proteção, que permite a utilização simultânea de óculos corretivos ou de sol, é indispensável. 

De acordo com a Resolução 453/2013 do Conselho Nacional de Trânsito, também são obrigatórios dispositivo retrorrefletivo de segurança nas partes laterais e traseiras do capacete, que deve trazer o selo de identificação da conformidade do Inmetro. Não utilizar estes equipamentos consiste em infração gravíssima e implica multa de R$ 191,54, sete pontos na Carteira de Habilitação e seu recolhimento, além de suspensão do direito de dirigir. 

NA ESTRADA – Independente do tipo de veículo, é necessário sempre manter uma distância adequada entre os carros e jamais exceder os limites de velocidade para que o controle da direção não seja perdido. Em curvas e descidas, não faça ultrapassagens, situação que aumenta muito o risco de acidentes. Fique atento às placas e respeite a sinalização, que orienta sobre cuidados específicos em casa trecho, reduzindo os riscos de forma significativa. 

Os motociclistas precisam tomar cuidado para não serem puxados pela corrente de ar que se forma nas proximidades dos caminhões, nesse caso, sinalize com a buzina ou uma piscada de farol. No período noturno, em vias de mão dupla, não ofusque a visão dos outros motoristas. Caso eles estejam fazendo isso, ative e desative rapidamente o farol alto, de modo que dê a entender que você está sendo ofuscado.

Ao se deparar com algum perigo ou obstáculo que possa atrapalhar os demais motoristas como, por exemplo, um animal, tronco de árvore ou outro objeto na estrada, sinalize com uma piscada de farol alto para os carros que vêm no sentido oposto. 
Fonte: ANPr  - Foto: Juliano Pedrozo/ Detran-PR