Jornal metropolitano de Maringá

20150602

Greve prejudica Olimpíadas de Matemática

A greve dos professores vai prejudicar o andamento da primeira fase da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), que começa nesta terça-feira (02), e é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.


Cerca de 900 mil alunos da rede estadual estão inscritos nesta edição e precisam entrar nas escolas onde estão matriculados para fazer as provas, que vêm em envelopes lacrados. 

“Faço neste momento um duplo apelo pela volta às aulas. Quase um milhão de alunos estão inscritos e nosso Estado tem contabilizado cada vez mais medalhas e menções honrosas. São jovens talentos que amanhã poderão ser nossos cientistas”, destacou a secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres. 

No ano passado, os paranaenses conquistaram 46 medalhas de ouro, 106 de prata, 298 de bronze e 2.898 menções honrosas. Em 2013, foram 33 (ouro), 81 (prata), 323 (bronze), além de 2,9 mil menções honrosas. A Olimpíada é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio de escolas públicas municipais, estaduais e federais. 

ORIENTAÇÕES - Esta primeira fase é de responsabilidade das escolas. Portanto, a orientação aos alunos e responsáveis é que compareçam à sua unidade escolar para realização das provas. Vale ressaltar que a data foi definida pelo Impa e que é simultânea em todo o país. A secretária Ana Seres lamenta os transtornos gerados aos alunos que chegarem para participar desta fase e eventualmente possam encontrar a escola fechada, devido à greve. A Secretaria da Educação esclarece, ainda, que não é possível o remanejamento de locais. Por isso, as provas têm que ser feitas na unidade onde o aluno está matriculado. 
Fonte: ANPr  Foto: HEDESON ALVES