Jornal metropolitano de Maringá

20140124

Santa Casa de Maringá terá mais cinco leitos de atendimento a recém-nascidos

Foto: Venilton  Kuchler\sesa


O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, entregou nesta quinta-feira (23) equipamentos para a implantação de cinco leitos especializados em atendimento a recém-nascidos em Maringá. Os leitos fazem parte da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais da Santa Casa de Maringá, que será inaugurada em fevereiro.

A unidade atenderá pacientes que receberam alta da UTI neonatal, mas que ainda precisam de cuidados semi-intensivos. Segundo o secretário, esse tipo de leito fortalece a retaguarda de atendimento da Rede Mãe Paranaense na região Norte.

"Há casos que o bebê não precisa mais do suporte de uma UTI, mas também não pode ser encaminhado para uma enfermaria. Por isso, com esses novos leitos, poderemos utilizar melhor as nossas UTIs neonatais e melhorar a eficiência do serviço", destacou Caputo Neto.

O Governo do Estado adquiriu três respiradores e três oxímetros para viabilizar a implantação dos leitos. Além disso, o Estado repassará R$ 25 mil em recursos de custeio para a nova unidade.

O apoio estadual no custeio será essencial para a manutenção dos serviços, de acordo com o superintende administrativo da Santa Casa, José Pereira. "O Ministério da Saúde vai habilitar esses leitos como se fossem de enfermaria. Contudo, o custo para manter as equipes e os equipamentos será muito maior e não teríamos como arcar com essa diferença", explicou o superintendente.
A Santa Casa de Maringá integra o programa estadual HospSUS, de qualificação dos hospitais públicos e filantrópicos do Paraná. O Estado repassa R$ 200 mil mensais para o serviço, entre recursos de custeio e investimentos.

O hospital também é referência regional para gestações de alto risco, através da Rede Mãe Paranaense, e conta com 11 leitos de UTI neonatal.

Fonte: ANPr