Jornal metropolitano de Maringá

20140124

Empresa de Pesquisa Energética garante que não haverá racionamento de energia em 2014

Foto: USP

Apesar dos níveis dos reservatórios estarem baixos, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) assegura que não há risco de racionamento de energia este ano. Segundo o presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, “esse tipo de especulação é comum no início de cada ano diante da incerteza sobre a hidrologia”.

Segundo a EPE, nem todas as térmicas estão disponíveis e os reservatórios trabalham com níveis maiores em comparação ao ano passado. Em 2013, nesta época, os reservatórios do Sudeste tinham capacidade de 33,9%. Este ano está com 41,3%. O mesmo ocorre no Nordeste, quando em 2013 os reservatórios operavam em 30,4% e hoje estão com 41,9% de capacidade.
A EPE alega que há um excedente de 5% em relação à demanda do mercado. Uma espécie de “superávit estrutural de energia”. Mesmo assim, a Operador Nacional do Sistema Elétrica (ONS) afirma que as termelétricas produzem 17,1% abaixo da capacidade disponível. Para a ONS a situação necessita de atenção.

No futuro...
Para a geração de energia no futuro, mais precisamente a partir de 2018, conta-se com o reforço das usinas hidrelétricas Belo Monte e Angra 3. Até este ano elas precisam estar em pleno funcionamento. Isso se o atraso nas obras não atrapalhe alerta o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).
O Ministério de Minas e Energia (MME) monitora 370 novas e somente 36% delas estão dentro do prazo legal. O atraso médio dos empreendimentos é de oito meses e meio.
Fonte: CNM