Jornal metropolitano de Maringá

20130702

PARANÁ TEM 59 MUNICÍPIOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Foto: Orlando Kissner\ANPr


 
O governador Beto Richa assinou na manhã desta sexta-feira (28), em Maringá, o decreto número 8.460/13, que estabelece situação de emergência em 59 municípios paranaenses mais atingidos pelas chuvas intensas dos últimos dias. Com o decreto, as prefeituras passam a contar com prazo de 180 dias para contratar serviços emergenciais com menos trâmites burocráticos. As prefeituras farão um levantamento dos danos provocados pelas chuvas e elaborarão plano de trabalho, que será encaminhado ao Governo Federal, para liberação de recursos.

“O Estado também vai liberar recursos para as cidades atingidas e dar todo o apoio necessário. O governo está mobilizado para atender de forma emergencial à população”, afirmou Beto Richa, ao assinar o decreto, em Maringá, junto com o chefe da Casa Militar do Governo e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas.

Richa está no Noroeste desde quinta-feira. Ele sobrevoou a região do entorno de Paranavaí e esteve em municípios mais duramente atingidos pela cheia do rio Ivaí, como Mirador, Guaporema e Japurá. Nesta sexta-feira, Richa cumpre agenda em mais cinco municípios da região.
Durante a madrugada, a Sanepar conseguiu restabelecer o abastecimento de água na maioria das cidades afetadas. “Estamos de prontidão, porque não se pode perder tempo para ajudar as pessoas afetadas”, afirmou Beto Richa. No Noroeste há um helicóptero disponível para agilizar os atendimentos.
Levantamento feito pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil mostra que já são 87 municípios atingidos pelas chuvas. A maioria deles sofre com inundações dos rios Ivaí, no Noroeste, e Iguaçu, na região Sul do Estado. O boletim das 8 horas deste sábado informa que  102,6 mil pessoas foram afetadas - por inundações, alagamento ou danificação de residência, falta de água potável, isolamento, perda de lavouras.

O coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas, disse que o sistema de alerta e monitoramento, vinculado ao Simepar, contribui para evitar danos a um número maior de pessoas. “Com o sistema de alerta, temos condições de mobilizar a Defesa Civil municipal para que inicie o quanto antes o trabalho nas áreas que serão atingidas. É exemplo o que estamos fazendo em União da Vitória, onde, após um alerta de enchente pelo Instituto das Águas, começamos imediatamente a atuar nas áreas de risco”, disse o coronel. Já o monitoramento em Laranjeiras do Sul e Reserva buscam evitar problemas com deslizamento. 


Na região Noroeste há um helicóptero disponível para agilizar os atendimentos.

O governo já realizou o levantamento de estradas e pontes danificadas na região. A Secretaria Estadual da Agricultura e Abastecimento e a Emater fazem levantamento das propriedades rurais afetadas, para que seja providenciada ajuda. As Patrulhas do Campo (conjunto de equipamentos formado por trator, escavadeira, motoniveladora, pá-carregadeira, caminhões basculantes, entre outros) atuam para recuperar as estradas rurais.

O governador Beto Richa afirmou que, além da ajuda para os municípios atingidos pelas chuvas neste período, o governo estadual investe R$ 53 milhões na implantação de um sistema irá possibilitar prever fenômenos climáticos com três dias de antecedência. No Brasil, essa previsão ocorre apenas um dia antes.

FORÇA-TAREFA – A Coordenadoria de Defesa Civil montou força-tarefa para apoiar, principalmente os municípios que decretaram situação de emergência. "Estamos com todas as equipes atuando nas regiões prioritárias", afirmou o coordenador da Defesa Civil e chefe da Casa Militar do Paraná, coronel Adilson Castilho Casitas.
Equipes da Defesa Civil e um helicóptero foram enviados ao interior para ajudar os municípios atendimento à população e resgatar famílias que estão ilhadas.
Também estão sendo enviados colchões, cobertores, roupas, material de limpeza, utensílios para cozinha e lona para a cobertura emergencial de sete mil residências danificadas. A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social faz levantamento da situação das famílias que precisam de abrigo, alimentos e outros suportes.

A Defesa Civil também mantém um monitoramento permanentemente junto ao Simepar e o Instituto das Águas para verificar a situação do clima e a elevação dos rios e prevenir qualquer desastre com a população.
O Instituto das Águas irá disponibilizar serviço de desassoreamento de rios para os municípios prioritários. Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Logística apenas esperam as chuvas cederem para iniciarem um trabalho de avaliação dos estragos e recuperação de rodovias estaduais.

Municípios em situação de emergência:

Barbosa Ferraz, Bituruna, Brasilândia do Sul, Campo Largo, Carambeí, Curitiba, Dois Vizinhos, Doutor Camargo, Foz do Iguaçu, Francisco Alves Floresta, Godoy Moreira, Guaraniaçu, Guarapuava, Grandes Rios, Ipiranga Iporã, Imbituva, Indianópolis, Irati, Ivatuba, Itapejara do Oeste, Japurá Jataizinho, Laranjeiras do Sul, Manoel Ribas, Mirador,Nova Laranjeiras Ortigueira, Paraíso do Norte, Piraí do Sul, Pitanga, Piraquara
Ponta Grossa, Porto Amazonas, Pranchita, Prudentópolis
Querência do Norte, Realeza, Rebouças, Reserva, Rio Azul
Rio Bonito do Iguaçu, Rio Branco do Ivaí, Rio Negro,São João
São José dos Pinhais, São Jorge D’Oeste, São Jorge do Patrocínio
São Jorge do Ivaí, São João do Ivaí, Santa Tereza do Oeste
Sulina, Saudade do Iguaçu, Tibagi, Teixeira Soares
Telêmaco Borba, Umuarama, Xambrê.
Fonte: ANPr