Jornal metropolitano de Maringá

20161118

O Prefeito eleito de Marialva-PR Vitor Martine fala sobre o futuro do município

O mais jovem prefeito eleito no ultimo pleito de Marialva - PR, Vitor Martine (PP). Eleito com 10.211 votos, conquistando o percentual de 69,92%, sendo uma das maiores votação recebida por um candidato no município, Vitor recebeu um grande apoio de todas as camadas sociais do município marialvense.

Segmentos que sempre se mantiveram apolíticos, no ultimo pleito, manifestaram apoio ao candidato do PP. empresários, igrejas, associações, agricultores, entidades de classe, e grande parte da sociedade apoiaram de forma aberta sua candidatura.
Expresso – O senhor logo após eleito já começou a trabalhar, fazendo muitos contatos importantes, conhecendo empresas e projetos, como o encontro com o Ministro da Saúde Ricardo Barros, o que pode adiantar sobre isso já tem algo definido?
 Vitor Martine – ”Já nos primeiros dias após o pleito, começamos a fazer vários contatos de trabalho e planejando o futuro do nosso município. Destes destaco o encontro muito proveitoso com o Ministro da Saúde Ricardo Barros onde demonstrou apoio aos nossos projetos. Nesse período foram realizados vários encontros com empresas de diversas áreas, onde destaco o convite recebido para conhecer o sistema de monitoramento por câmeras de Cuiabá, conheci os equipamentos a metodologia empregada, a experiência deles com a copa fizeram com que desenvolvessem e investissem muito nessa área, essa visita ao centro de monitoramento serviu de base para definir o sistema que pretendemos implementar aqui em Marialva. É nossa intenção ampliar o sistema existente no município, já procurei o CONSEG, através do presidente, o capitão e o delegado para manter o convenio com o município. A visita também serviu para conhecer de perto os tipos de equipamento usado, para definir o mais adequado as nossas necessidades, pois tudo é feito através de licitação pelo menor preço, e quando você tem o menor preço à qualidade muitas vezes não acompanha então a gente ta tendo esse cuidado, lançar um edital com esses cuidados; pretendemos ter qualidade aliado ao menor preço, e para ter isso é preciso conhecer a fundo o assunto, ou seja, obter o melhor custo beneficio. Estamos observando o que esta funcionando bem para manter e ampliar na área, essa é nossa intenção”.
 Expresso – Quanto ao secretariado, quais os nomes que o senhor tem em vista? A escolha será técnica ou política?Dentre eles, escolherá algum da atual administração?
 Vitor Martine – “Estamos formando a equipe, o critério de escolha é alguns técnicos outros político depende da capacidade de cada um, vendo o que cada um tem de melhor para montar uma equipe coesa e capacitada que possa trazer muitos benefícios à população, pois todos desta equipe são na realidade funcionários da população e tem que responder a altura. Mas às pessoas nem sempre estão à disposição, devido a sua carreira profissional, estamos sendo bastante criteriosos na escolha, isso demonstra que pode ser mantido algum cargo da atual administração, como já falei o que esta funcionando bem vamos manter e ampliar.”
Expresso – Três setores importantes estão na ribanceira nacional. A Saúde, Segurança Pública e a Educação. Esses setores terão um olhar mais aprofundado na sua administração?
 Vitor Martine – “Sim, essas áreas serão prioridades da nossa administração. Saúde, educação e segurança são à base da sociedade em qualquer lugar aqui não é diferente é um gargalo que tem que ser solucionado, pra tanto é que o futuro secretário de saúde foi escolhido por gostar da área, que tenha o compromisso de correr atrás e resolver os problemas prestar um bom atendimento à população.
Expresso – Qual a secretaria vai merecer mais atenção por parte da sua administração?
 Vitor Martine – “Como falei anteriormente é a saúde, mas logo no inicio não vamos medir esforços para criar a secretaria de segurança do município, uma cidade do porte de Marialva é fundamental que tenha uma secretaria de segurança para auxiliar o conselho de segurança do município a cuidar da segurança de seus moradores.”     
Expresso – A câmara de vereadores será formada por vários partidos, o senhor esta tranqüilo com a base aliada na casa? Por quê?
 Vitor Martine – “Estou tranqüilo porque a maioria são pessoas novas que junto comigo vão aprender, vão buscar informações, trocar idéias, que também desejam fazer uma gestão transparente procurando ouvir todos os setores e a população, tem também a experiência do Onèssimo, que já se colocou a disposição, vai ajudar muito”. 
Expresso – Estudos recentes apontam que os jovens estão sem condições de conquistar o primeiro emprego, e os demais tem dificuldades em se manter nos empregos por falta de capacitação.  Como o senhor pretende vencer mais esta batalha?
 Vitor Martine – ”Vamos buscar cursos de capacitação em varias áreas, também temos intenção trazer pra cá uma faculdade, fazer uma parceria com a secretaria de indústria e comercio e a ACIMAR para indicar esses jovens e fazer com que as empresas possam acompanhá-los, nos cursos de qualificação que serão criados e que ao se formar já saiam empregados, aqui temos muitos jovens bons com iniciativa e capacidade, mas na maioria das vezes as empresas não assistem não investem nesses jovens, então se fizermos essa parceria onde as empresas possam acompanhar esses jovens, a intenção dessa parceria é que as empresas possam formar essa mão de obra, porque existem empresas que até fornece toda essa estrutura de treinamento, na maioria dos casos as empresas não tem espaço físico para montar um setor de treinamento dentro das suas instalações, então se tiver um espaço para treinamento as empresas poderão treinar seus futuros profissionais e com isso geras mais vagas de trabalho. A intenção é formar profissionais não só na teoria, mas disponibilizar a parte pratica que é muito importante.  
Expresso – Como o senhor pretende tornar o município um mercado distinto para os olhos dos investidores e assim cooptar o setor privado para realizar a tarefa do desenvolvimento social e econômico para Marialva?
 Vitor Martine –  “A idéia inicial é pegar a estrutura do antigo IBC e transformar num pólo tecnológico e uma incubadora como já funciona em outros municípios nos quais estaremos visitando para conhecer de perto o projeto. E outra é montar um parque industrial para atrair novas empresas para o município e com isso melhorar a geração de empregos, já tem contatos adiantados com algumas empresas que se manifestaram a favor de estabelecer aqui. Vamos lançar um plano de incentivo para que outras empresas aqui se estabeleçam. O objetivo desse parque industrial é aumentar a oferta de bons empregos é aumentar arrecadação do município para ser investido em projetos que beneficiem a todos. Fazer com que os marialvenses não precisem mais sair para estudar ou trabalhar, ficar aqui estudando ou trabalhando. Quanto à faculdade, estamos conversando com varias instituições que manifestaram interesse de montar uma extensão de seus campi aqui, estamos correndo atrás, ouvindo os vários setores, levantando as necessidades procurando soluções.  
Expresso – Vários municípios estão passando por muitas dificuldades principalmente na área econômica, como o senhor espera receber o município?
 Vitor Martine – “As primeiras informações recebidas não são boas, a arrecadação caiu violentamente, a preocupação é muito grande quanto a isso, mas ao mesmo tempo em que vemos a arrecadação caindo não vemos o custo operacional diminuir na mesma proporção, o momento atual requer adequações orçamentárias como em nossa casa e na prefeitura não pode ser diferente, uma readequação em todas as áreas terá que ser feita urgentemente para não provocar um desajuste grave nas contas do município, como já temos vários exemplos em outros lugares, estamos no período de transição e já temos dados suficientes para um estudo minucioso e decidindo quais os cortes que terão que ser realizados, sem deixar de prestar os serviços necessários aos contribuintes.
Expresso – Para finalizar. Qual o seu sonho para Marialva?
 Vitor Martine – “Meu sonho, é que a gente viva numa cidade feliz, onde as pessoas possam viver em paz com qualidade de vida, com saúde, porque a maior tristeza é quando se chega num local publico e é mal atendida, a pessoa que ta atendendo é funcionário do povo, o prefeito também é funcionário do povo, e o contribuinte merece ser bem atendido, merece respeito, tem que receber de volta um tratamento digno em troca do imposto que paga e não vamos medir esforços para que isso aconteça. Promover o bem comum numa cidade que seja boa para todos, inclusive para os produtores rurais que sofrem com as estradas ruins apesar de que Marialva é um município bom com pessoas boas, mas temos muitas dificuldades que pretendemos saná-las com muito trabalho e dedicação, montar uma equipe que vista a camisa do povo que sempre pense no bem comum, no bem maior que é Marialva. Hoje já não existe mais distinção política agente tem que trabalhar para todos, e DEUS vai nos abençoar e vamos trabalhar muito pelas pessoas da nossa cidade.”
Expresso – -E qual a sua mensagem, depois do grande êxito em sua campanha?
 Vitor Martine –  “ Começar agradecendo o voto de confiança da população, agradecer a DEUS por ter nos abençoado com a oportunidade de servir aos marialvenses, parabenizar todos da equipe que de forma voluntaria participaram desta caminhada, também agradecer o apoio irrestrito do diversos setores da sociedade que nos apoiaram de forma consciente, aberta, pois seu apoio foi fundamental para estarmos aqui hoje planejando o futuro de nossa cidade. Afirmar que vamos fazer uma administração transparente com muito acesso, que vamos ouvir e caminhar juntos para termos uma Marialva cada vez melhor para todos. Aqueles que não tive o privilegio de encontrar durante a campanha, saibam que nossos projetos chegará a todos sem exceção. Falo com a firmeza de quem não foge a compromissos! Aqueles que consegui alcançar pessoalmente são sabedores que busquei ouvir, dialogar e debater propostas de maneira mais franca possível.                                        
Agradeço mais uma vez pela confiança de seu voto e em nossas propostas para fazer uma Marialva Melhor, pois os senhores já são vitoriosos por ajudar a fazer uma cidade melhor, com a certeza de que a partir de primeiro de janeiro do próximo ano, juntos faremos o município de nossos sonhos.
OBRIGADO MARIALVA
O Jornal Expresso de Marialva agradece o privilégio da entrevista, e deseja que sua administração seja abençoada em todos os sentidos.
Por: Neku Borges