Jornal metropolitano de Maringá

20150930

Escolas Estaduais com boa gestão financeira serão premiadas

As escolas estaduais que têm as melhores gestões financeiras serão premiadas em 2015. O projeto “Prêmio Gestão CAF” foi desenvolvido pela Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar, da Secretaria de Estado da Educação do Paraná. O objetivo principal da premiação é divulgar as boas gestões e práticas desenvolvidas pelas escolas estaduais.
Parceiros: -FLAUS ANTIGUIDADES - i 9 INFORMÁTICA - RODOTOP  - CANOVA PRO - CABELO.COM - CLINICA SANTÉ - JOLAI PRO - ANIMAL STORE

A premiação vai acontecer em outubro e novembro. Neste primeiro momento o projeto vai envolver escolas dos Núcleos Regionais de Educação de Ivaiporã, Maringá, Paranavaí, Umuarama e União da Vitória. Três escolas de cada Núcleo serão premiadas, aquelas que desenvolvem boas gestões financeiras, com um bom entrosamento entre diretores, professores, funcionários, alunos e comunidade escolar. 

“Em 2016 vamos estender o projeto para mais oito Núcleos, em 2017 para mais 10 Núcleos e ao final de 2018 nossa intenção é ter alcançado e premiado escolas dos 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná”, explicou Manoel José Vicente, chefe da Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar. 

RECURSOS – Desde fevereiro deste ano, a Secretaria da Educação já liberou R$ 61,6 milhões do Programa Fundo Rotativo para as escolas. Esse recurso pode ser usado para manutenção, pequenos reparos e outras despesas relacionadas com a atividade educacional. A boa administração dos recursos estaduais e federais que chegam às escolas é essencial.

“O projeto busca revelar as boas gestões, as boas práticas. Também pretendemos garantir a difusão do que essas escolas desenvolvem para toda a rede estadual de ensino”, explicou Manoel Vicente. 

CRITÉRIOS – Para definir os critérios da premiação, a Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar pesquisou bibliografias e outros prêmios nacionais sobre gestão financeira. O “Prêmio Gestão CAF” possui mais de 10 critérios de avaliação para definir as escolas premiadas.

Entregar as prestações de conta em dia é um dos principais pontos avaliados, ou seja, cumprir com os prazos. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) também é levado em conta. Para ser premiada, a escola não pode ter caído no Ideb – deve ter mostrado uma evolução e atingido, ou superado, o índice nacional.

A manutenção da rede física da unidade é outro ponto de avaliação para as escolas participarem da premiação. O patrimônio escolar deve ser preservado e bem cuidado. As escolas que desenvolvem projetos inovadores também somam mais pontos na avaliação. 

DIVULGAÇÃO – Com os critérios de participação definidos, os Núcleos Regionais divulgaram o projeto para as escolas. Os estabelecimentos de ensino fizeram vídeos para mostrar o que desenvolvem e uma comissão dos Núcleos visitou as escolas para verificar se realmente faziam aquilo que divulgaram. 

“O que percebemos foi a dificuldade dos Núcleos de separar as escolas em 1º, 2º e 3º lugares, justamente pelos bons trabalhos desempenhados pelas unidades. Ficamos felizes por isso. Mostra que há muita coisa boa sendo feita nas escolas estaduais”, explicou Ângela Kubersky, responsável pela Prestação de Contas na CAF.

Ela destaca que o projeto vai premiar as escolas que fazem uma boa administração financeira, investem bem os recursos que recebem, procuram sempre o menor preço, com orçamentos e pesquisas de preços. “Sempre observamos que uma boa gestão financeira causa melhoria nos índices educacionais. Então se comprova que uma administração vai se refletir com certeza na questão pedagógica da escola”, definiu Ângela. 
Fonte: ANPr – Foto: HEDESON ALVES