Jornal metropolitano de Maringá

20150928

Audi admite 2,1 milhões de veículos com emissões de poluentes adulteradas

Frankfurt, Alemanha: A Audi adiantou hoje (28) que 2,1 milhões dos seus veículos a diesel em todo mundo estão equipados com software que adultera os resultados dos testes anti-emissões, concedido peça empresa mãe Volkswagen.


Só na Alemanha, 577 mil veículos e no Estados Unidos 13 mil carros foram afetados, adiantou um porta-voz da Audi à agência de noticias France Presse.
A Volkswagem provocou na semana passada indignação mundial quando admitiu que 11 milhões de carros a diesel  em todo mundo estão equipados com os chamados dispositivos de desativação, que ativam controles de poluição durante os testes, mas automaticamente os desligam quando o carro está em condução.
O escândalo manchou o nome da marca, deixando-a exposta a bilhões de dólares em multas nos Estados Unidos, com investigações ocorrendo desde a Noruega até a índia, e que desvalorizou a empresa em um terço do seu valor na bolsa, em uma semana.
Na última sexta-feira (25), após uma maratona de reuniões, o conselho de supervisão da líder de mercado mundial de automóveis designou o presidente da Porsche, Mathias Muller, para substituir Martin Winterkorn como presidente executivo do grupo alemão.
As autoridades alemãs estabeleceram um cronograma até 7 de outubro para que o grupo garanta que todos os seus carros a diesel cumpram as todas as normas nacionais de emissões,sem usar  a tecnologia que fraudou os resultados.
Na sessão da bolsa de valores da Alemanha de hoje(28), as ações da gigante do ramo automobilístico continuavam a deslizar quase 7%.
Fonte: ABr – Foto: multimarcas.net