Jornal metropolitano de Maringá

20150406

Pagamento de IPVA com desconto começa hoje

Proprietários de veículos no Paraná que desejam ter desconto no IPVA 2015 precisam ficar atentos aos prazos. Os pagamentos do imposto com redução de 3%, para quitação em parcela única, começam hoje (6), e vai até o dia 17. 


Se a opção for pelo pagamento em três parcelas, sem acréscimo, é preciso observar que o vencimento da primeira parcela também será em abril e as outras vencem em maio e junho, de acordo com calendário por final da placa do veículo. 

O pagamento poderá ser feito por meio do boleto bancário enviado aos contribuintes ou diretamente nos bancos credenciados (Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Sicredi) com o número do Renavam do veículo. Uma outra opção é o uso de GRPR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), que pode ser obtida no portal www.fazenda.pr.gov.br.

O Paraná tem perto de 6,4 milhões de carros em circulação, sendo cerca de 4,3 milhões tributados. Entre os não tributados, a maior fatia é de veículos isentos, com mais de 20 anos de fabricação. 

A base de cálculo do imposto é o valor médio de mercado do veículo no Paraná, de acordo com pesquisa realizada pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) nos meses de setembro e outubro de 2014, que está em conformidade com a legislação vigente. 

CONFIRA O CALENDÁRIO DO IPVA 

Fonte: ANPr – Foto: Arquivo ANPr