Jornal metropolitano de Maringá

20150408

Indústria do Paraná retoma crescimento e avança 2,4% em fevereiro

A Produção da Indústria do Paraná avançou 2,4% na Passagem de janeiro Pará fevereiro de 2015. Na Média nacional HOUVE Recuo de 0,9%.   Os Números São da Pesquisa Mensal industrial Regional - Produção Física, realizada cabelo IBGE. 


O Estado reverteu o resultado negativo verificado no anterior Mes, de -6,1%. Com ISSO, o índice trimestral registrou Variação negativa de 1,6% nsa Três meses encerrados em fevereiro Frente ao Nível do Mês anterior. Entre OS 14 CRP pesquisados ​​no País, o SEIS apresentaram diminuição no ritmo da Produção industrial.  

Os ramos that influenciaram positivamente no índice Geral do Estado were Fabricação de Veículos Automotores, Fabricação de coque, Produtos Derivados do Petróleo e Biocombustíveis, Máquinas e Equipamentos, Máquinas, . Aparelhos e Materiais Elétricos e Produtos de metal de  

comparativo - Em fevereiro de 2015, na comparação com fevereiro de 2014, o Setor fabril paranaense recuou de 15% OE brasileiro, 9,1%. A Registrada foi retração EM 12 dos 15 pesquisados ​​CRP.  

Os Setores Que afetaram negativamente o Desempenho no Estado were Fabricação de Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias (-42,7%), Produtos minerais Não-metálicos (-26%), de Móveis (-19,4%), Produtos Alimentícios (-11%) e Produtos Químicos (-10,5%). Em SENTIDO oposto, Os Setores de Bebidas (8,6%), celulose e papel (7,2%) e Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos (4,5%) exerceram como Influências Positivas.  

No índice Acumulado há Primeiro bimestre de 2015 , A Indústria do Paraná desacelerou de 13,2% em comparação com o MESMO Período de 2014. HOUVE Redução de 7,1% na Produção nacional. Dos Setores Treze pesquisados, nove diminuíram a Produção, puxados POR Fabricação de Veículos Automotivos (-39,5%), de Produtos de Minerais Não-metálicos (-21,6%), de coque, de Produtos Derivados do Petróleo e de Biocombustíveis (-13,4%), de Produtos de de metal (-12,9%) e de Borracha e de Material plástico (-9,5%).  

No índice Acumulado nsa Últimos doze meses, Terminado em fevereiro de 2015, a Indústria do Paraná desacelerou de 8,3%, ante retração de 4,5% na Produção nacional. Os Setores Que afetaram negativamente o Desempenho do Estado were a Fabricação de Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias (-29%), de Máquinas e Equipamentos (-15,6%), de Móveis (-8,7%), de Produtos Alimentícios (-6,5%) e de Produtos de de metal (-5,4%).  

Os Números da Produção industrial reproduzem o enfraquecimento da Economia Brasileira, determinada Pelos Efeitos da Política Econômica praticada cabelo Governo federal, that priorizou Medidas Como como intervenções excessivas , Levando à Redução da Eficiência Geral da Economia e do FUNCIONAMENTO de Mercados Específicos.  

O Setor Mais emblemático E o automotivo, Que Passa Por uma forte retração das vendas Internas e aumento dos estoques NAS Fábricas e Revendas. Como consequencia, como Grandes montadoras VEM adotando Medidas de corte de Produção, Suspensão Temporária de Contratos de Trabalho, Férias Coletivas e Programas de demissão Voluntária. 
Fonte: ANPR - Foto: Gilson Abre / FIEP / Arq.ANPr