Jornal metropolitano de Maringá

20150313

Universo da Geriatria pet - Cães e gatos mais maduros precisam de cuidados redobrados

Assim como os humanos, os pets estão vivendo cada vez mais e melhor. “Á exemplo das pessoas idosas, os bichinhos que estão nessa fase da vida também precisam de cuidados especiais”. É o que garante Lisiane Zanibani – Médica Veterinária especialista em geriatria animal da Clínica Animal Store.



Levando em consideração que a vida média dos cães e gatos é de 12 a 15 anos, pode-se dizer que aos sete anos eles já são idosos e precisam de cuidados diferenciados. Felizmente, com os avanços da medicina veterinária, ficou mais fácil dar qualidade de vida aos nossos pets.
Tanto os cães como os gatos quando atingem a maturidade apresentam alterações comportamentais, como passar maior parte do tempo dormindo ou até mesmo alterar locais usados para necessidades fisiológicas. No caso dos gatos, é comum alguns passam a dormir o dia todo em locais mais escondidos, convivendo menos com as pessoas da casa, e até deixam de ir até a porta para receber o dono na entrada.
De muitas maneiras podemos ajudar nossos animais de estimação a enfrentar a velhice e se adaptar a todas as mudanças, como uso de suplementação, alimentação adequada, atividades aplicadas, entre outras. Isso certamente prolongará a vida de muitos cães.

DIETA:
À medida que os pets envelhecem, diminuem a atividade e conseqüentemente suas necessidades calóricas. Não devemos alimentá-los com as mesmas porções ofertadas de quando eram jovens, já que eles podem ganhar peso e se tornarem obesos. A obesidade tem se mostrado um dos maiores problemas na saúde deles, já que contribuem de modo decisivo com o agravamento de patologias.
Além de alterar a quantidade, o animal deve receber ração de boa qualidade e direcionada ao seu velhinho. No mercado atual, diversas marcas investem em rações direcionadas, visto que no caso de cães idosos, por exemplo, precisa de proteína de qualidade, maior teor de fibras e gordura reduzida. Mas tudo isso depende do animal de acordo com a orientação de um Médico Veterinário.
Outro problema encontrado pelos proprietários é o tártaro, que é o acúmulo de placas com bactérias oportunistas produzindo toxinas que levam a gengivite e conseqüentemente a dor periodontal. Mesmo com todas as medidas profiláticas, se torna inevitável a presença do problema. Seu único tratamento é a Limpeza do Tártaro em um Médico Veterinário, junto com todas as orientações passadas pelo mesmo para uma qualidade de vida ao animal.

CUDADOS COM A SAÚDE:
Assim como em humanos, junto com a velhice vem a queda na imunidade e a predisposição a diversas doenças. É comum o surgimento de insuficiência renal, patologias hormonais, osteoartrites, neoplasias, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e entre outras.
É comum em animais de grande porte idosos o surgimento de calos principalmente na região dos cotovelos por permanecerem mais tempo deitados. Estes podem ulcerar e infeccionar. Então, não permitir que seu animal fique deitado em local úmido e frio ou sempre direto ao sol, providenciar cama/acolchoados que evitem contato direto com chão duro e áspero.
Não esquecer que os sentidos do animal com a idade começam a falhar como a perda gradativa da audição, afecções visuais como catarata/glaucoma e perda do senso de direção. Com isto, tentar não fazer muitas mudanças na casa ou rotina normal.
O pet deve ser levado periodicamente ao veterinário para a realização de exames preventivos, assim auxiliando em problemas futuros. Vacinas são tão importantes em idosos que em jovens, por serem menos resistentes à doenças.
CONCLUSÃO:
Devemos lembrar que durante a terceira idade, a fragilidade dos pets aumenta. O respeito, carinho e atenção aos problemas do envelhecimento com o auxilio de um Médico Veterinário são fundamentais para encarar com tranqüilidade essa nova fase e aproveitar ao máximo o tempo que ainda tem juntos.
A perda de um companheiro nunca é fácil e difícil aceitar que seu cão não dura para sempre. O máximo a ser feito é proporcionar que os últimos anos de vida deles sejam repletos de amor, carinho, conforto e divertimento.
Em uma decisão muito bem pensada, estudos recentes revelam que a busca por outro cão filhote como companhia auxilia nos últimos anos do idoso e também durante a perda dele, embora jamais o substitua.
Fonte:  Lisiane Zaniboni – Médica Veterinária Especialista em Geriatria de cães e gatos da Animal Store Clinica Veterinária . Fotos: salvapet