Jornal metropolitano de Maringá

20150225

Consumidor pagará menos pelas chamadas fixo para celular

As ligações de telefone fixo para celular ficarão mais baratas nas cidades brasileiras. A medida foi anunciada nesta terce-feira, 24 de fevereiro. E vale para chamadas locais ou de longa distância, originadas nas redes das concessionárias de telefonia fixa e destinadas às operadoras móveis.




A redução chegará a 22% nas ligações de fixo para móvel em que os DDDs de origem e chamada são iguais. No Rio de Janeiro, por exemplo, a tarifa homologada par a OI cairá de R$ 0,36 por minuto para R$ 0,28 por minuto.
No caso a DDDs diferentes, a determinação registra uma queda média de 14% quando os códigos tiverem o primeiro número igual.  Um exemplo é o que acontece em uma chamada do prefixo 61 para prefixo 62. Se os dígitos forem diferentes, a redução será de 12% em média.
O anuncio é conseqüência do Plano Geral de Metas de Competição da Anatel, aprovado pela Resolução nº 600\2012. Ele abriga chamadas da telefonia fixa para celular, sejam ligações locais ou de longa distância, originadas nas redes das concessionárias de telefonia fixa ( OI,Telefônica, CTBC, Embratel e Sercomtel) e destinadas às operadoras móveis.
Fonte: Abr - Foto: alagoasnanet – Com inf. Minist. Das Comunicações