Jornal metropolitano de Maringá

20150227

Registros de boletins de ocorrências na Delegacia Eletrônica crescem 15%

Em menos de quatro anos no ar, a Delegacia Eletrônica da Polícia Civil se estabeleceu como o canal mais prático para que o cidadão registre ocorrências de furtos ou perda de objetos e documentos sem precisar sair de casa.          


Em 2014, foram 99.568 boletins de ocorrência feitos pelo endereço eletrônico 
www.delegaciaeletronica.pr.gov.br

A média é de 270 registros diários, mas em alguns dias pode chegar a 800. A procura pelo serviço on-line teve crescimento de 15%, na comparação com o ano anterior. 

 “Desde a criação, a Delegacia Eletrônica só melhorou em termos de qualidade e a aceitação pela população”, diz o delegado responsável pela Delegacia Eletrônica, Eduardo Castella. 

Ele ressalta a importância de fazer o registro do boletim no site oficial e não em outras comunicações similares criadas e disponíveis na internet. “O caminho correto para o cidadão é entrar em contato com a Delegacia Eletrônica, uma página oficial administrada pelo Estado.” 

Castella observa que, como é uma ferramenta eletrônica, grande parte do retorno das equipes policiais – que trabalham 24 horas, todos os dias da semana –é feito por e-mail e não por telefone. 

“Essa é a nossa forma prioritária de comunicação. No site tem um ‘fale conosco’, para casos de dúvidas. Não um número de telefone ou um endereço, que é contra o propósito do serviço”, explica Castella. Desta maneira, o usuário deve prestar atenção e verificar a caixa de “Spam” ou “Lixo eletrônico”, quando achar que não recebeu retorno da sua manifestação no site. 

REGISTROS – Para evitar contratempos com o sumiço de documentos importantes, é possível imprimir o boletim de ocorrência em tempo aproximado de 15 minutos após o preenchimento correto dos formulários. 

A resposta da polícia é rápida. Dependendo das circunstâncias, até uma hora após a criação do boletim de ocorrência eletrônico um policial poderá entrar em contato para entrevistar o requerente e obter mais informações. 

O sistema permite o registro de furto e ou perda de objetos, placa de veículo, objetos e documentos, como o Certificado de Registro de Veículo (CRV), o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), o Registro Geral (RG), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de títulos e certidões. O cidadão também pode comunicar um furto de cartões bancários, cheques e dinheiro. 

O valor do boletim on-line é o mesmo do que é feito em uma delegacia, pois se trata de um documento oficial, emitido pela Polícia Civil do Estado do Paraná e assinado por uma autoridade policial. 

ROUBOS – Já casos de roubo (crime cometido mediante ameaça ou violência, por uma ou mais pessoas, armadas ou não), não podem ser feitos pela internet. Eles devem ser comunicados diretamente na delegacia mais próxima do local onde ocorreu o roubo. 
Fonte: ANPr  Foto: ANPr