Jornal metropolitano de Maringá

20141204

Seminário discute governança e qualidade nos hospitais estaduais

                                                                    Foto: Kassio Pereira

A secretaria estadual da Saúde promoveu nesta terça e quarta-feira (2 e 3), em Curitiba, o 3º Seminário de Qualidade em Hospitais Públicos, que reúne mais de 250 gestores e profissionais da área de todo o Paraná. O evento faz parte da estratégia de educação permanente do programa Hospitais do Paraná, criado para qualificar o atendimento na estrutura própria de 19 hospitais do Governo do Estado. 


Nesta edição, o tema central das discussões é a importância da implantação da governança pública nos processos de trabalho dos hospitais. Durante a abertura oficial do seminário, o superintendente de Unidades Hospitalares Próprias da Secretaria da Saúde, Charles London, afirmou que o objetivo é tornar os serviços de saúde cada vez mais eficientes e resolutivos. “Nosso compromisso é oferecer atendimento de qualidade aos paranaenses, visando sempre a segurança e recuperação do paciente no menor tempo possível”, disse. 

Em sua palestra, o professor do Programa de Mestrado em Planejamento e Governança Pública da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Antônio Gonçalves de Oliveira, ressaltou que é preciso que os órgãos públicos trabalhem com mais transparência para criar uma relação de confiança com o cidadão. O professor também reforça que a administração burocrática ainda é necessária, sobretudo para haver uma padronização e controle do que é feito. 

Para o diretor do Hospital Colônia Adauto Botelho, Osvaldo Tchaikovski Júnior, discussões sobre governança deveriam ser cada vez mais frequentes no setor público. “Desta forma, com embasamento técnico, é possível que o gestor otimize ainda mais o uso dos recursos públicos em prol da população”, ressaltou. 

BALANÇO - Desde 2011, o Paraná tem trabalhado para reestruturar os hospitais próprios, com obras, equipamentos e recursos humanos. Ao todo, cerca de R$ 190 milhões estão sendo aplicados nos hospitais estaduais. A qualificação dos serviços também passa pela capacitação dos profissionais que atuam nessas unidades. Por isso, a Secretaria da Saúde tem uma agenda permanente de cursos e treinamentos para atualizar os servidores. 

Ao longo de quatro anos, os 19 hospitais se tornaram referência de atendimento, seja de abrangência regional ou até estadual, como é o caso dos hospitais especializados em saúde mental e tisiologia (tuberculose). A partir de 2015, novos leitos serão abertos, sobretudo com as ampliações dos hospitais universitários e as construções dos hospitais de Guarapuava, Telêmaco Borba, Ivaiporã, Toledo e Londrina (Zona Oeste). 

Fonte: ANPr