Jornal metropolitano de Maringá

20141202

Meio Ambiente apresenta andamento do inventário florestal do Paraná

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos promoveu na segunda-feira (01) Uma oficina de Divulgação e Apresentação do Inventário Florestal Nacional (INF). O Inventário e Um Levantamento detalhado Sobre a Quantidade e Qualidade das Florestas e Que ESTÁ Sendo Realizado no Paraná, Dividido em Tres Fases.  


O Secretário Caetano de Paula Junior, Disse Que o Estudo Sobre as Florestas paranaenses, Que Ira Integrar o Inventário Florestal Nacional, must Ser Entregue há de definitivo 2015. "concluimos A Primeira fase, JA iniciamos e contratamos uma segunda fase do Inventário Florestal e a Estamos licitando a Terceira fase. A Previsão E entregarmos este Importante Documento Ate O último fazer Próximo ano", afirmou ELE.  

BIOCLIMA PARANÁ - O Inventário Florestal do Estado de e executado Pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em Parceria com o Serviço Florestal Brasileiro. O Estudo foi incluido Como Parte do Programa BIOCLIMA Paraná e ESTÁ analisando 550 Pontos e Uma área total de 4.352.000 metros Quadrados de Florestas.  

Os Números apontarão uma Quantidade de Espécies Nativas e Novas Espécies, uma destas QUALIDADE Espécies, Possíveis ameaças de extinção, adequação de Políticas Públicas e Ações de Fiscalização Necessárias para Prevenir a biopirataria.  

"Precisamos saber rápido Qual é a Verdadeira Situação eA saúde das Nossas Florestas para podermos traçar Políticas Públicas eficazes parágrafo SUA Proteção", completou o Secretário Caetano.  

Políticas Públicas - O chefe do Serviço Florestal Brasileiro para a Região Sul, Gilson de Souza, apresentou OS Dados do Inventário Nacional e falou Sobre a importancia da Conclusão do Estudo.  

"Além de nortear como Políticas Públicas do Setor Florestal, o Inventário permitirá Ao Estado ter Uma Avaliação turística, uma Avaliação Da flora existente, fazer Carbono estocado eA identificar como áreas Que necessitam de Recuperação florestal ", Disse Gilson.  

He Disse, AINDA, that o Paraná E o Segundo Estado a dar Início a Produção do Inventário, logotipo APOS Santa Catarina. "Ao todo, 60% do Território Nacional Coberto E POR Florestas eA meta fazer Ministério do Meio Ambiente preve um Conclusão de Todos Inventários Estaduais ATÉ 2019", destacou Gilson.  

Andamento DO INVENTÁRIO - Na Primeira das Três Fases were coletados Dados de 151 unidades that somam 1.216 Milhão metros Quadrados de Florestas das regions Centro Sul, Centro Ocidental e Sudoeste do Paraná.  

A segunda fase do Inventário Já foi contratada EO Trabalho de campo, comeca Que em janeiro de 2015, analisará 237 Pontos NAS regions Noroeste, Norte Central, Norte Pioneiro e Oeste do Paraná. Já na Terceira fase do Inventário, Onde Serao analisados ​​Outros 161 Pontos, o Levantamento Será, Realizado NAS regions Sudeste, Centro Oriental e Região Metropolitana de Curitiba.  

A geógrafa e Técnica Que ESTÁ coordenando o Inventário na Secretaria do Meio Ambiente, Gracie Abade Maximiano, afirmou Que o Documento also Será, Utilizado Para a Formulação de Projetos de Desenvolvimento e OSU dos Recursos Florestais.  

"O Trabalho incluirá Variáveis ​​biofísicas, that buscam fornecer INFORMAÇÕES Sobre a Dinâmica das Florestas, Assim Como Dados socioambientais Sobre a importancia das Florestas para a População Que vive em Seu entorno ", Disse Ela. Gracie informou that com estas INFORMAÇÕES Será, Possível analisar a Influência da Biodiversidade na vida dos paranaenses, Como Uso de plantas Pará barbatanas Medicinais.  

A Conclusão do Estudo also Trara Benefícios parágrafo um parágrafo a Produção Científica, Fortalecendo a Gestão Florestal, possibilitando a Melhoria do manejo Florestal Comunitário e familiares e permitindo o OSU Sustentável dos Recursos Florestais das eA Recuperação Florestas.  

METODOLOGIA - Diferente DOS Inventários Feitos anteriormente no estado, that usaram Imagens de satélite, este adota escala em TAMANHO real. O Método E USADO internacionalmente. E o MESMO USADO, Por Exemplo, Pela Organização das Nações Unidas Para Alimentação e Agricultura (FAO) Fazer Pará hum Inventário das Florestas do Mundo TODO.  

A Elaboração do Inventário Florestal do Paraná Conta com o Apoio da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e da Universidade Federal do Paraná. A Análise da Paisagem E Feita Pela Embrapa Florestas eA identificação de material botânico fazer cabelo Museu Botânico de Curitiba.  

O Encontro reuniu Pesquisadores, Acadêmicos e Representantes dos Setores Público e privado de todo o país. Entre PRESENTES OS, estava o Coordenador do Inventário Florístico-Florestal de Santa Catarina, Coordenadora Alexander Vibrans eA professor de fazer Programa BIOCLIMA na Secretaria do Meio Ambiente, Sueli Ota. 
Fonte: ANPR