Jornal metropolitano de Maringá

20141226

Defesa Civil estima em 47 mil o número de pessoas afetadas pelas chuvas


Relatório da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná divulgado às 12 horas desta terça-feira mostra que as fortes chuvas provocaram alagamentos em onze municípios paranaenses. A Defesa Civil estima que mais de 47 mil pessoas foram atingidas. O órgão enviará alimentos, colchões, lonas e telhas para a população atingida. 

Na capital, 41 mil pessoas foram afetadas. Em Rio Branco do Sul, onde 2,6 mil pessoas foram afetadas, sendo que 30 estão desalojadas. No município, a Rodovia dos Minérios (PR-092) ficou interditada entre os quilômetros 23 e 26 por causa de alagamentos. Além de Rio Branco do Sul, as outras cidades afetadas são Almirante Tamandaré, Cascavel, Curitiba, Cianorte, Colombo, Itaperuçu, Jardim Alegre, Pinhais, São João do Ivaí e Tunas do Paraná. 

O capitão Romero da Silva Filho, da Defesa Civil do Paraná, alerta para o risco de que outras cidades sejam afetadas. A expectativa é que a vasão do Rio Iguaçu dobre dos próximos dias, principalmente na região de União da Vitória. “Com base nos dados históricos, já estamos nos preparando para prevenir danos maiores para a população. Já fizemos contato com a prefeitura e todas as medidas emergenciais estão sendo tomadas”, disse ele. 

Além de União da Vitória, alguns municípios do Litoral e dos Campos Gerais também estão em nível de alerta. Romero ressalta que, em caso de emergência a população, deve entrar em contato com a Defesa Civil. Em situação de risco à vida, deve-se comunicar o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193. Caso sejam apenas danos materiais, o telefone da Defesa Civil é o 199. 
Fonte: ANPr