Jornal metropolitano de Maringá

20140224

Roubo de veículos cai 13,7% no Paraná


O Paraná registrou redução nos crimes de furtos e, principalmente, de roubos de veículos em todo o Estado no ano de 2013. As 7.643 ocorrências de roubo de veículo registradas no ano passado correspondem a uma queda de 13,7% nesse tipo de crime, na comparação com 2012. Os dados são da Secretaria da Segurança Pública.

Os grandes centros urbanos do Estado registraram as reduções mais expressivas. Na região de Londrina, Norte do Paraná, foram 521 ocorrências a menos (-39,4%). Já na 12ª Área Integrada de Segurança Pública (Aisp), com sede em Foz do Iguaçu, a comparação mostra menos 177 roubos de veículos (-39,3%), e na 11ª Aisp, que tem a cidade de Cascavel como sede, a diminuição foi de 34,53%.

“A redução se deve ao esforço dos policiais nas investigações, em cima de assaltantes e ladrões de carros, além de diversos desmanches ilegais que foram fechados”, explica o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Riad Braga Farhat. 


De acordo com o Farhat, os resultados alcançados em 2013 são bons e o objetivo é melhorar os índices de redução da criminalidade em 2014. “A meta é avançar ainda mais e garantir segurança à população”, complementa.

Outro componente primordial para alcançar esses bons resultados foi a mudança do perfil das operações policiais, com o objetivo de interditar rodovias e conter veículos furtados e roubados, além do transporte de armas e drogas, acrescenta o subcomandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Péricles de Matos.

“Da mesma forma, contribuem as ações de inteligência desenvolvidas pelos Comandos Regionais da PM, que resultam na prisão de quadrilhas especializadas em roubos e desmanche de veículos”, disse o coronel. Ele destacou também a utilização das informações repassadas por meio do telefone 181 (Narcodenúncia), já que muitas destas quadrilhas também estão ligadas ao narcotráfico.

CAPITAL - Em Curitiba – que concentra aproximadamente 22% da frota de veículos de todo o Estado – houve redução de quase 9%, uma diferença de 327 roubos de veículos, na comparação entre 2013 e 2012. A queda também ocorreu em toda a Região Metropolitana de Curitiba, com 268 roubos de carros a menos, o equivalente a -15%.

“Intensificamos as fiscalizações em lojas de autopeças, desmanches e casas de leilão. Aumentamos o número de investigações, um incremento possível devido ao reforço no Setor de Inteligência na delegacia, o que acarretou em mais prisões”, avalia o delegado-titular da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos de Curitiba, Cassiano Aufiero. O delegado explica que outro fator que contribuiu para evitar os roubos de veículos foi o aumento de denúncias que partiram da população, colaborando com as investigações de quadrilhas especializadas.

Aufiero ressalta que com o incremento de carros na frota paranaense, o natural seria que o índice de roubos também aumentasse, o que não está acontecendo. “É um reflexo do nosso trabalho intenso, todos os dias”, disse.

ORIENTAÇÕES – Para evitar roubos de veículos, o delegado orienta os motoristas que evitem estacionar em locais escuros ou distantes de onde o pretende ir. É mais seguro deixar o carro em estacionamentos. “Também é importante manter a atenção e não ficar dentro do veículo parado durante muito tempo, porque isso facilita a ação de ladrões”, diz Aufiero.

FURTOS – Em 2013, em todo o Estado, também foram registrados 292 furtos de veículos a menos do que o total de ocorrências em 2012, quando houve 15.585 crimes dessa modalidade. O número representa queda de cerca de 2%. As ações das polícias também contribuíram para que 13.778 veículos fossem recuperados, durante o ano de 2013.

O detalhamento das informações sobre furtos e roubos de veículos consta no Relatório Estatístico Criminal, elaborado pela Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública, divulgado nesta terça-feira (17).

O documento traz outras informações do trabalho policial durante o ano de 2013, como armas apreendidas, ocorrências de consumo e tráfico de drogas, furtos e roubos a comércios, residências e ambientes públicos.

Todos os relatórios divulgados pela Segurança Pública podem ser acessados no site oficial da secretaria (www.seguranca.pr.gov.br), clicando na aba “Gestão da Segurança” e, em seguida, em “Estatísticas”.

SERVIÇO – No site da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil (www.delegaciaeletronica.pr.gov.br), o cidadão pode verificar a situação de um determinado veículo e se há alerta de furto. Basta informar o número da placa ou do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). 
Fonte: ANPr