Jornal metropolitano de Maringá

20140226

Alimentos da agricultura familiar chegam às escolas do Paraná

                                                           Merenda escolar no Colégio Estadual João Paulo I. 25-02-14. Foto: Hedeson Alves

As escolas da rede estadual do Paraná estão recebendo desde o começo desta semana alimentos da agricultura familiar. Este ano o governo do estado já adquiriu R$ 47 milhões de alimentos de produtores rurais, que já começaram as entregas diretamente nas escolas.

Com o investimento, 1,5 milhão de alunos são beneficiados com merenda de qualidade. Atualmente, a agricultura familiar corresponde a 50% dos produtos da merenda escolar do Paraná. Em 2014 serão servidas 15 mil toneladas de alimentos produzidos por agricultores que integram 136 cooperativas em todo o Paraná.

No Colégio Estadual Papa João Paulo I, em Curitiba, a direção e a equipe da cozinha organizam com antecedência o estoque da merenda servida aos 1.300 alunos. “Fazemos a análise do estoque, o controle das datas de vencimento dos alimentos continuamente. O planejamento da merenda é fundamental”, contou a diretora Sônia Maria Czelusniaki.

A organização contribui para que as merendeiras possam elaborar pratos nutritivos e sem desperdício. “Até pavê de bolacha a merendeira prepara quando ela percebe que o consumo de biscoito diminui. É feita uma adequação do cardápio para não sobrar ou faltar itens”, destacou Sônia. Os produtos da agricultura familiar são destaques da merenda, segundo a diretora. “Os alunos adoram as frutas e verduras e os pães que o colégio recebe dos agricultores. Eles aceitam bem e repetem o prato”, diz. 


BEM TEMPERADA - A qualidade da merenda é elogiada pelos alunos. “O lanche melhorou bastante. Temos muitas frutas e a comida é bem temperada”, disse o aluno do ensino médio, Luciano de Assis. Em meio a muita variedade e criatividade no cardápio, alguns alunos elegem o que mais gostam. Para Brenda da Silva Armstrong o risoto da escola é inigualável. “Meu prato preferido é o risoto. Ele é muito bom e sempre pego quando tem”, falou.

Merendeira há 20 anos, Sônia Regina do Espírito Santo, afirmou que a cada ano a merenda escolar está melhor. “Sempre ouço elogios dos alunos sobre a comida. É gratificante. Com a agricultura familiar mandando alimentos frescos melhorou muito mesmo”, afirma ela.

Toda semana as escolas recebem dos agricultores familiares frutas, sucos, hortaliças, leite, panificados, produtos de origem animal e os minimamente processados, como mel, doces, geleias, arroz, feijão, canjica, fubá, macarrão e molho de tomate.

AVANÇO - Desde 2011, os recursos para a compra de alimentos da agricultura familiar aumentaram progressivamente. O Paraná é o único estado do Brasil que cumpre a meta de comprar 30% da alimentação escolar da agricultura familiar. “Esse crescimento nos investimentos significa uma garantia da qualidade na alimentação dos estudantes e também uma melhoria significativa da renda entre os agricultores”, disse a diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria da Educação, Márcia Stolarski. 
Fonte: ANPr