Jornal metropolitano de Maringá

20140205

Responsáveis pelo fornecimento de energia se reunirão para discutir apagão em 11 Estados

Foto: ABr

Onze Estados brasileiros das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte ficaram sem energia na tarde desta terça-feira, 4 de fevereiro. Para discutir o que ocasionou este apagão, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se reunirá com o Ministério de Minas e Energia, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (NOS) e as concessionárias envolvidas - Eletronorte, Furnas, Tractbel, Cemig, Cesp e Eletrosul.

A reunião será nesta quinta-feira, dia 6, na sede do ONS, no Rio de Janeiro. Estes agentes devem debater o Relatório de Análise de Perturbação (RAP), que é elaborado sempre que ocorrem transtornos como este no fornecimento de energia elétrica.
Segundo a Aneel, o apagão foi ocasionado por falhas na linha de transmissão entre Colinas, no Tocantins, e Serra da Mesa, em Goiás.  O ONS alega que o fornecimento de energia entre o Norte e o Sudeste voltou ao normal 38 minutos depois do apagão. Outras localidades ficaram quase duas horas sem luz. Seis milhões de pessoas foram afetadas.

Possíveis falhas
A falha no sistema foi provocada por uma descarga atmosférica, de acordo com conclusão preliminar das companhias envolvidas no incidente. As empresas investigam quais foram as causas dos curtos-circuitos que levaram a perda dos três circuitos da linha de transmissão de que levam energia do Norte para o Sudeste.
Operador Nacional do Sistema Elétrico descartar algumas hipóteses, como a de que tenha ocorrido um incêndio, ou falta de investimentos ou manutenção dos equipamentos de transmissão. O alto consumo de energia neste período do ano também não tem relação com a falha no fornecimento.

Fonte: Ag. CNM