Jornal metropolitano de Maringá

20130808

Redução das tarifas de ônibus derruba a inflação em julho

Foto: ANPr
A redução das tarifas de transporte urbano nas grandes cidades foi o principal fator responsável pela diminuição do ritmo de aumento da inflação em julho. O Paraná foi o primeiro Estado a reduzir as tarifas do transporte coletivo urbano.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), depois de subir 0,26% em junho, a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu apenas 0,03% em julho.

O índice foi puxado pela queda de preços de 0,66% nos custos com transportes, devido à redução das tarifas de transporte público, que ficaram 3,32% mais baratas no período, e por uma deflação nos custos com alimentação (-0,33%).

NO PARANÁ - O governador Beto Richa determinou, em maio, a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o óleo diesel usado no transportes. Em junho, o governo federal decidiu reduzir as alíquotas do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre o setor.


Com isso, as grandes cidades do Paraná, como Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Paranaguá, Cascavel e Curitiba puderam reduzir o preço da passagem nos seus sistemas de transportes urbanos.

O governador determinou, também, redução de R$ 0,10 na tarifa das linhas metropolitanas do Estado, beneficiando as regiões de Londrina, Maringá e Umuarama, bem como Araucária, Lapa e Bocaiúva do Sul – na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Na região metropolitana de Curitiba, a redução das tarifas do transporte beneficiou três milhões de usuários, de 81 linhas metropolitanas de 18 municípios.



IPCA – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) mede a inflação para as famílias com renda de um a 40 salários mínimos em nove regiões metropolitanas do país: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém, além do município de Goiânia e de Brasília.

No acumulado de 12 meses, o IPCA registrou taxa de 6,27% e voltou a ficar abaixo do teto da meta de inflação do governo, que é de 6,5%. Nos primeiros sete meses deste ano o IPCA acumula um aumento de 3,18%.

Fonte: ANPr