Jornal metropolitano de Maringá

20130808

Governo do Estado vai construir nove Territórios da Juventude

Foto: ANPr
O governador Beto Richa autorizou a construção de novos espaços para ampliar o atendimento ofertado pelo Estado aos jovens paranaenses. Sob a coordenação da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social serão implantados nove Territórios da Juventude em cidades do Interior paranaense. As unidades vão ofertar atividades culturais, profissionalizantes e de lazer aos jovens de 15 a 29 anos.

A medida foi anunciada nesta quarta-feira (07/08) e acontece na semana em que foi sancionado o Estatuto da Juventude. “Será um espaço voltado totalmente ao que a juventude necessita nesta fase de formação, mas com características e elementos que possam desapertar o interesse e o desenvolvimento social e pessoal desta faixa etária”, explica a secretária da Família, Fernanda Richa.

Fernanda Richa destaca que a construção de nove Territórios da Juventude contribuirá para o desenvolvimento do protagonismo juvenil e assegurará os princípios das políticas para uma faixa etária que hoje representa 25,95% da população no Estado.


“Os Territórios da Juventude vem com a proposta de inserir este grupo a uma sociedade participativa, bem como garantir o acesso e plenitude de seus direitos, hoje estabelecidos pelo novo estatuto”, disse a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas/PR), Inês Tonello.

PROJETO - Com uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados, o Território da Juventude contará com salas de multiuso e ambientes externos com piscina e circuito de skate. Também haverá atendimentos nas áreas da saúde, educação, assistência social e convivência comunitária.

Ao todo serão aplicados R$ 12,6 milhões para a construção das unidades nos municípios de Arapoti, Assis Chateubriand, Capanema, Carambeí, Coronel Vivida, Goioerê, Imbituva, Medianeira e Santa Helena.

“Para selecionar os municípios nos quais seriam instalados os primeiros Territórios da Juventude, o núcleo de gestão de informação da secretaria analisou 53 indicadores referentes à juventude, em especial aqueles que refletem condições de violência, e a garantia dos direitos”, explica o estatístico Sérgio Inácio.

A escolha dos municípios para a primeira fase de implantação dos Territórios da Juventude contou com a participação e pactuação do Conselho Estadual de Assistência Social e da Assessoria Estadual da Juventude.

“Isso demonstra o respeito e o comprometimento deste governo no desenvolvimento da nossa juventude. Tenho certeza que esta parceria será ampliada para outras regiões do estado”, disse o assessor especial da Juventude, Edson Law. 
Fonte: ANPr