Jornal metropolitano de Maringá

20130521

NOVO SERVIÇO DO PORTO DE PARANAGUÁ EVITA TRANSTORNO PARA CAMIONEIROS

FOTO: FABIO SCREMIN\APPA

Caminhoneiros já podem consultar, via telefone celular (SMS) ou pela internet, se a carga que irão transportar consta no sistema eletrônico do Porto de Paranaguá, evitando chegar ao Pátio de Triagem sem o cadastramento prévio. A nova funcionalidade do sistema Carga Online, adotada pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), atende ao pedido dos caminhoneiros.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, a Secretaria analisa o contexto de escoamento das safras de forma integrada. “Reunimos as demandas do porto e dos demais órgãos onde atuamos para que possamos trabalhar de forma conjunta, em parceria com as concessionárias e o transporte ferroviário. As melhorias que estão sendo feitas no novo serviço Carga Online são resultado deste processo”, explica.
A Appa procura ouvir todos os usuários do sistema para o aprimoramento constante do Carga Online. “O novo serviço é mais uma garantia para o caminhoneiro, que já descobriu o quanto é vantajoso não ter que aguardar para descarregar naquelas intermináveis filas de caminhões”, diz o superintendente dos portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.

OPERAÇÃO – Para saber se a carga está cadastrada no sistema, o caminhoneiro precisa mandar uma mensagem pelo telefone celular (SMS) para o número 28595 com a palavra “Appa” e o número da placa do caminhão (letras e números). Em poucos minutos, o sistema responderá se a carga está cadastrada ou não. Outra maneira de conferir o cadastro é pela internet. No site da Operação Safra (
www.operacaosafra.pr.gov.br ), basta inserir a placa do veículo no campo indicado, na página inicial, e imediatamente averiguar se o caminhão já está cadastrado. 

O caminhoneiro Adão Rodrigues saiu Marialva, região metropolitana de Maringá, para descarregar soja, mas quando chegou ao Pátio de Triagem, o cadastro, que deveria ter sido feito na origem, não havia sido efetuado. “Estou carregado desde quinta-feira. Cheguei na sexta-feira e tive que esperar para descarregar só na segunda-feira, quando a origem cadastrou. Se estivesse tudo certinho, eu teria descarregado já na sexta-feira”, lamenta.

Além do atraso para descarregar, que chega a comprometer algum frete de retorno, os caminhoneiros mencionam que não estar cadastrado gera outros transtornos, como dificuldade de encontrar lugar para permanecer com o caminhão.

Gerson Rosa, de Bebedouro, interior de São Paulo, não teve esse problema. Carregado de farelo de soja, antes de chegar ao Pátio de Triagem, ele verificou se o cadastrado estava certo. “No caminho, passei uma mensagem. Na primeira vez, ainda não estava cadastrado. Deu tempo de passar o domingo em casa. Hoje (segunda-feira) de manhã, mandei outra mensagem, já estava cadastrado, desci e vou descarregar daqui a pouco. Esse sistema facilita muito para nós”, afirma o caminhoneiro.

DIVULGAÇÃO – A Ecovia e CCR-Rodonorte estão apoiando a Appa na divulgação do novo serviço aos caminhoneiros, em painéis eletrônicos nas rodovias. O Carga Online é um sistema eletrônico de agendamento de cargas que só permite o envio de caminhões ao Porto de Paranaguá, mediante espaço em armazém para receber os produtos e navio nomeado para receber a mercadoria.
Este agendamento, intensificado desde o ano passado com a Operação Safra – acabou com a fila de caminhões que se formava no acesso ao Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá. Desde agosto de 2011, não são registradas filas de caminhões em Paranaguá. No mês de abril, o Pátio de Triagem recebeu 40,6 mil caminhões, cinco mil a mais do que o mesmo período do ano passado, sem a formação de filas. 
Fonte:ANPr