Jornal metropolitano de Maringá

20130521

LEGISLATIVO DE MARINGÁ DERRUBA VETO POLÊMICO DO EXECUTIVO

FOTO: CMM
Na sessão da quinta-feira (16) do corrente, os vereadores acataram dois vetos do executivo e rejeitaram mais dois Projetos de Lei. Os dois vetos aceitos no Legislativo foram sobre a extensão do benefício do passe do estudante. Os vetos derrubados tratam da divulgação da planilha do transporte coletivo e a proibição para instalação e funcionamento de auto-escolas na Avenida Colombo.
Vetos aceitos
Em sessão polêmica, os vereadores decidiram por aceitar o veto do prefeito para o Projeto de Lei de autoria dos vereadores que pretendia estender o benefício do passe livre do estudante para alunos matriculados em cursos preparatórios para vestibular no município. O outro veto ao PL aceito pelo Legislativo propunha conceder o benefício do passe do estudante também para aqueles alunos cuja residência localiza-se à uma distância mínima de mil metros da instituição escolar.
Segundo o vereador Mário Verri, mesmo ao parecer contraditório da parte dos vereadores, aceitarem os vetos do prefeito para os projetos foi uma resposta à manobra estratégica do executivo. “Em breve a prefeitura irá reajustar o valor da tarifa do transporte coletivo e estes projetos poderiam servir de justificativa que a meu ver é injustificável, para o aumento da passagem. Queriam jogar a culpa na Câmara”, salientou Verri.
Vetos derrubados
A aceitação destes vetos está diretamente ligada a outro veto, este por sua vez derrubado pelos vereadores. O projeto em questão torna obrigatória a divulgação das planilhas de custos do serviço público de transporte coletivo de passageiros na página oficial da administração municipal, fato não aceito pela prefeitura. Com a derrubada do veto, a prefeitura será obrigada, a disponibilizar todas as receitas e os custos na internet. “Assim poderemos analisar detalhadamente como é a formação dos preços das tarifas e comprovar se os aumentos propostos são realmente necessários. E a prefeitura não terá como fugir da responsabilidade”, afirmou Mário Verri.
Outro veto do Executivo rejeitado pelos vereadores autoriza a instalação e funcionamento de Centros de Formação de Condutores (CFC), na Avenida Colombo, eixo residencial “A”.
Fonte: Ass. Com. Do vereador Mario Verri