Jornal metropolitano de Maringá

20121229

Sanepar bate recorde de ampliação de coleta e tratamento de esgoto.

 

A Sanepar prevê fechar 2012 batendo recordes em seu desempenho operacional. Pela primeira vez, em 50 anos de história, a empresa implanta cerca de 100 mil ligações de esgoto em um único ano. Com este acréscimo, ultrapassa o índice de 62% dos imóveis do Estado atendidos com coleta e tratamento do esgoto doméstico. “Estas novas ligações significam que mais 100 mil famílias foram integradas ao sistema de coleta e tratamento do esgoto. Enquanto isso, a média nacional deste serviço é de 46%”, afirma o presidente da Sanepar, Fernando Ghignone. Os números estão sendo fechados e serão confirmados, oficialmente, nos próximos dias.

De janeiro a novembro foram implantados 1.316 quilômetros de rede coletora, com a interligação de 96.146 imóveis. Com este total, foi antecipadamente superada a meta anual, que era de 94.121 ligações previstas para 2012. “A ampliação do índice de atendimento com coleta de esgoto tem forte impacto na qualidade de vida e saúde da população e na preservação do meio ambiente”, disse Ghignone. “Para cada um real investido em saneamento, economiza-se de quatro a cinco reais em investimento em saúde pública”.

 

 

A cidade de Maringá, por exemplo, de acordo com o Serviço Nacional de Informações sobre Saneamento, desde o ano passado é a segunda mais bem atendida com o serviço. Curitiba, entre as capitais, lidera o índice de cobertura, superando o índice de 90%.

Em 2012 a Sanepar concluiu 228 obras de grande e médio porte em todas as regiões do Estado. Os investimentos, da ordem de R$ 450 milhões, foram nos sistemas de água e de esgoto. De janeiro a novembro foi implementado um acréscimo de 790 quilômetros na extensão da rede de água.
 Fonte: AEN