Jornal metropolitano de Maringá

20121224

Richa condecora personalidades nos 159 anos de emancipação do Paraná.



O governador Beto Richa condecorou na quarta-feira (19), dia em que o Estado do Paraná completa 159 anos de emancipação política, 51 personalidades com a Ordem Estadual do Pinheiro. Os homenageados foram escolhidos pelo destaque em suas áreas de atuação e por contribuírem para o desenvolvimento do Paraná.

A ordem é a mais alta comenda do Estado. “Estamos homenageando paranaenses de alma e coração, que tanto contribuíram e contribuem para o desenvolvimento econômico, social, cultural e científico do Estado”, afirmou Richa, em solenidade realizada em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba.
 

O governador lembrou que o Paraná vive um novo momento de destaque no cenário mundial, pela reestruturação que vem sendo feita em áreas como infraestrutura, educação, saúde, industrialização e segurança pública. Segundo ele, defender os interesses do Paraná é dever de todos os cidadãos paranaenses. “Hoje os paranaenses começam a colher os frutos de um novo jeito de governar. São novas rodovias, casas populares, reestruturação dos nossos portos e a atração de R$ 21 bilhões em investimentos por meio do Programa Paraná Competitivo. Porém, o Estado não cresce apenas com um bom governo, mas sim com a ajuda de seu povo, e de pessoas como estas, batalhadoras, que fazem a diferença para seu Estado”, ressaltou. Richa destacou uma recente bandeira levantada no Paraná, citando a defesa da Copel. A empresa está contribuindo para a redução das tarifas de energia no País, apesar dos prejuízos que terá e de muitos especialistas do setor elétrico considerarem a iniciativa do governo federal equivocada. "Queremos energia barata, sim. Mas não temos medo de defender a Copel, porque temos a confiança dos paranaenses. Não seremos covardes, porque temos coragem e delegação para agir de acordo com o interesse púbico", disse o governador.

 

Personalidades homenageadas com a Ordem do Pinheiro:

Classe Grã-Cruz

 

 Eliana Calmon Alves, Noeval de Quadros,Gilberto Giacoia,João Elisio Ferraz de Campos, Luciano Ducci, Silvio Magalhães Barros II,
 Zaki Akel Sobrinho, Olivier Murguet, Dom Moacyr José Vitti,
Mário Pereira


Grande Oficial

Luiz Alberto Machado, Mario Stadler de Souza, Mário De Mari,
Darci Piana, José Aroldo Gallassini, Williams José Soares,
Fábio Schvartsman, José Alberto de Freitas Iegas,
Carlos Eduardo dos Santos (Galvão Bueno), Arrigo Barnabé,
 Atilano de Oms Sobrinho, Clemente Ivo Juliatto,
 Ival Teodoro da Silva, Denise Stoklos, Edson José Ramon,
 Mirosmar José de Camargo Welson David de Camargo,  
 Joel Malucelli, Luiz Rodrigo Larson Carstens
.



 

Comendador

Edmundo Kösters, Hylo Francisco Bresolin, Anderson Furlan Freire da Silva, Claudio Fernando Daudt, Chloris Casagrande Justen,

Fernando Pernetta Velloso, Nitis Jacon de Araújo Moreira,
Vicélia Ângela Florenzano, Geremias Furlanetto, Flora Mitie Watanabe, Emílio Pitta, Maria Augusta Labatut Stresser (Guta Stresser), Nelson Roberto Hübner, Luiz Bernardi, Alceu Antimo Vezozzo, Franklin Vieira da Silva, Delise Maria Guarienti de Almeida Ferreira, Aroldo Murá Gomes Haygert, João Luiz Fiani de Assis Baptista, Ayrton João Cornelsen, Baltazar Eustáquio de Oliveira,  Arildo Luís Dias.