Jornal metropolitano de Maringá

20160406

Patrulha Escolar abre encontros sobre segurança pública em escolas

Os alunos do Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, participaram do curso Você Pode Praticar Segurança? nesta terça-feira (5). A palestra, ministrada por integrantes do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), instrui os estudantes sobre questões de segurança pública e cuidados que podem ser tomados para evitar a criminalidade. A atividade será feita em abril e maio em 164 escolas de Curitiba.

 “Hoje iniciamos um trabalho preventivo de capacitação com integrantes do grêmio e representantes das turmas. O objetivo é alertar os alunos para que eles não se tornem vítimas de crimes, como roubos que acontecem no entorno do colégio”, explicou o tenente David Parise do Amaral, que fez a palestra. “Agora, eles têm incumbência de repassar as informações de segurança para os demais alunos da escola.” 

O oficial da PM disse que o grêmio é bastante ativo nas escolas para reivindicar os direitos dos alunos. “A segurança também é um direito básico e que infelizmente tem sido um clamor da comunidade devido à crescente onda de crimes envolvendo estudantes. A Polícia Militar faz sua parte com patrulhamento e policiamento nas proximidades das instituições de ensino, porém é preciso ter esta parceria com a escola e as famílias”, destacou ele. 

Segundo a integrante do Núcleo de Educação de Curitiba, Viviane Oliveira Antunes, também são feitas atividades com os diretores e pedagogos das escolas. “São esclarecimentos sobre o sistema de segurança pública do Brasil, dados específicos da comunidade escolar e dicas”, contou. 

No curso, os alunos aprenderam sobre a estrutura da segurança pública no País, a missão de cada instituição, o papel da Polícia Militar e as atividades desenvolvidas por suas unidades. Os jovens assistiram a vídeos com exemplos de situações em que a vítima, distraída, foi roubada. Eles também tiraram dúvidas. 

A atividade será feita em 164 escolas de Curitiba por policiais militares integrantes da Patrulha Escolar do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC). Para o tenente David, o intuito principal é fazer com que os alunos tenham consciência de sua participação na segurança pública e saibam que pequenos cuidados diários podem evitar diversos crimes. 
Fonte: ANPR – Foto: Sodado Feliphe Aires