Jornal metropolitano de Maringá

20160323

Escolas que aderiram mobilização nacional terão que repor dia letivo

Professores e funcionários das escolas da rede estadual que aderiram à mobilização nacional na quinta-feira da semana passada deverão fazer a reposição do dia letivo, e não apenas de conteúdos. A medida foi tomada em conjunto com os 32 chefes das regionais de educação do Paraná e anunciada pela secretária de Estado da Educação, professora Ana Seres, na segunda-feira (21), durante reunião, em Curitiba.

A reunião com os representantes de Núcleos é periódica e tem como objetivo orientar as chefias sobre diversos assuntos administrativos e proporcionar subsídios ao trabalho das regionais de ensino. “É um momento importante para que possamos promover os encaminhamentos necessários e atender às demandas educacionais. Além disso, é um espaço para troca de ideias, sugestões e interação com os nossas regionais”, ressaltou Ana Seres. 

Para a chefe do Núcleo de Foz do Iguaçu, Ivone Müller, o encontro serve para esclarecimentos. “Tivemos um início de ano letivo atípico, encerrando 2015 e já começando 2016. E por isso a reunião com a equipe diretiva da Secretaria é importante para tirarmos nossas dúvidas e também para discutirmos o futuro. Saímos muito fortalecidos e com um caminho a trilhar”, disse Ivone. 

ESPECIAIS - A secretária Ana Seres também explicou a solução encontrada para aquisição de alimentos da merenda escolar nas escolas de educação especial mantidas pelas Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes). 

O Governo do Estado vai aditivar, até o final deste ano, os convênios com essas entidades, caso haja necessidade de suplementação financeira. 

“Será feito um levantamento pela Secretaria da Educação para verificar a real necessidade de cada uma das escolas em relação à alimentação escolar e, assim, garantir a qualidade desse atendimento aos nossos alunos especiais”, explicou a secretária. 

Atualmente, o Estado já dá suporte ao trabalho dessas instituições, por meio da cessão de recursos humanos e repasses financeiros. São cerca de 400 convênios entre a Secretaria da Educação e entidades mantenedoras de Apaes no Paraná, beneficiando cerca de 40 mil estudantes. 

Além da secretária e dos chefes de NREs, o encontro contou com a participação do diretor-geral da Secretaria, Edmundo da Veiga; da superintendente da Educação, Fabiana Campos; do superintendente de Desenvolvimento Educacional, Paulo David Choinski, e dos chefes de departamentos da Secretaria. 

OBRAS – A secretária Ana Seres esclareceu, ainda, que as obras de construção de unidades novas e de ampliação nas escolas estaduais passarão a ser executadas pela Paraná Edificações, vinculada à Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística. A Secretaria da Educação ficará responsável pelas obras que já forma iniciadas, as de reparo e as emergenciais. 

GERAÇÃO ATITUDE – Na parte da tarde, o encontro contou com a participação do promotor de Justiça Eduardo Cambi, responsável pelo projeto “Geração Atitude”, que apóia a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil. O projeto é desenvolvido pelo Ministério Público do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a Assembleia Legislativa do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado. “A intenção é que juízes e promotores visitem as escolas, contribuindo para a formação dos estudantes da rede estadual”, disse Cambi.

“Podemos mostrar aos estudantes que eles podem trabalhar juntos de forma benéfica à sociedade, ainda mais em um momento de crise moral e política que estamos passando no País. Precisamos dar bons exemplos aos nossos jovens”, destacou o assessor Especial de Juventude, Edson Lau Filho. 

O projeto incentiva a formação cidadã e política de alunos dos ensinos médio e técnico, escolas da rede estadual de ensino, promovendo a participação social e o protagonismo dos jovens participantes. 
Fonte: ANPR – Foto: HEDESON ALVES